Presidente da Câmara planeja reduzir cargos de confiança em Aparecida

Mudanças inclui definição de quadro de funcionários por meio de concurso

O presidente da Câmara de Aparecida, que deve realizar concurso (Foto: Arquivo Atos)
O presidente da Câmara de Aparecida, que deve realizar concurso (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

O ano deve começar com mudanças na Câmara de Aparecida. A nova mesa diretora pretende extinguir cargos de comissão (confiança) e preencher o quadro de funcionários com a realização de concurso público. Pelo menos essa é a promessa do presidente da Casa, Marcelo Marcondes (PV), que anunciou essa e outras mudanças.

Atualmente, várias funções administrativas da Câmara são ocupadas por cargos comissionados e outras estão preenchidas com servidores cedidos pela Prefeitura. Marcondes disse que a intenção é realizar concurso para que essas vagas sejam ocupadas exclusivamente por funcionários concursados. “Eu vou extinguir dois cargos comissionados e vou devolver para Prefeitura mais quatro funcionários, e todas essas vagas serão preenchidas mediante a concurso público”.

O vereador disse que a expectativa é de que no mês de março sejam abertas as inscrições para o concurso da Câmara, oferecendo de 8 a 10 vagas em diversas áreas em nível médio e superior. Serão preenchidas as vagas de motorista, técnico em informática, assessoria de imprensa, assessoria de secretaria, contador, recepcionista e tradutor de libras.

Marcelo Marcondes explicou ainda que a última função seria necessária para que possa implantar a política de inclusão participativa. “Teremos um profissional em todas as sessões, para que as pessoas que tenham deficiência auditiva possam acompanhar os trabalhos, presencialmente, ou até mesmo pela internet, com a transmissão na página oficial no Facebook e no site da Casa”.

Apesar de eliminar alguns cargos de confiança da parte administrativa, os vereadores continuarão com o mesmo número de assessores. Marcondes garantiu que o concurso será o mais transparente possível para não restar dúvidas. Ele disse que irá convidar órgãos de fiscalização para acompanharem a elaboração e aplicação do edital. “Faremos tudo da maneira mais transparente possível, convidando o Tribunal de Contas e o Ministério Público para acompanhar todos os procedimentos, prezando principalmente pela transparência e a legalidade do certame”.

Projetos – O novo presidente da Câmara acredita que em 2018 o lema será levar a população a participar das atividades da Casa. Para isso promete implantar diversos projetos como o “Escola de Parlamento”, com a realização de oficinas, palestras e encontros com a entrega de certificados de participação. “Automaticamente a escola de parlamento abre mais oportunidade para que as pessoas participem mais”.

Outra medida, segundo o vereador, será a implantação da “Câmara Cultural’, abrindo a Casa para que as pessoas possam realizar apresentações artísticas e ensaios, a custo zero para população. “Dessa maneira vamos abrir espaço para grupo de teatros e apresentações artísticas, para mostrar ao público, sem custo, em dias que não houver trabalhos e sessões, para que eles utilizem o espaço que é do povo”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?