Pacientes de Aparecida reclamam da frota da saúde

Moradores perdem consultas e exames por falta de veículos

Rafael Rodrigues
Aparecida

Não bastasse conviver com a falta de especialidades e exames médicos em Aparecida, agora os pacientes da cidade são obrigados a enfrentar a falta de veículos da frota da saúde para conseguir tratamento em outros municípios.

Muitos moradores têm reclamado da falta de transporte, principalmente para São Paulo e Taubaté, onde são agendados a maioria dos tratamentos médicos que não se encontram em Aparecida.

A comerciante Maria Rita contou que sua mãe precisa passar por consultas periódicas em São Paulo, mas que vem encontrando dificuldades em conseguir transporte para Capital Paulista devido aos carros quebrados da prefeitura.

“Há pouco mais de um mês minha mãe tinha uma consulta de acompanhamento médico em São Paulo, mas perdeu por causa da falta de transporte. Com muito custo conseguimos remarcar a consulta, só que mais uma vez tivemos problemas e não conseguimos vaga no transporte”.

Flávio Assunção, técnico em segurança do trabalho, também passou por problemas no tratamento ontológico de sua esposa em Taubaté. De acordo com ele faltou lugar na van que seguia para cidade vizinha e ela ficou esperando desde as 5h e não conseguiu seguir viagem com o grupo. “Minha mulher acordou cedo, ficou esperando a van, que iria passar em casa às 6h, mas não apareceu, e com isso perdemos mais uma sessão do tratamento dela por falta de transporte”.

A secretária de Saúde, Maria Eliane de Moraes assumiu que a prefeitura de Aparecida está com dificuldade de manter a frota em pleno funcionamento e que por essa razão muitos pacientes têm perdido consultas, exames e tratamentos em cidades vizinhas. Ela confirmou que dos 21 veículos disponíveis para esse serviço, 15 estão parados por problemas mecânicos.

“Como é de conhecimento de todos, eu venho encontrando esse tipo de problema em nossos veículos de viagem. Tivemos um período que conseguimos colocar os carros para viajar, mas hoje a gente se encontra com problemas. Eu tenho 15 carros parados para manutenção e isso vem prejudicando os pacientes que fazem tratamento em outros municípios”.

Como medida emergencial, a secretária citou que a Prefeitura tem remanejado veículos de outras pastas para tentar suprimir a demanda, e paralelamente tem feito a licitação necessária para reforma dos veículos parados.

“A secretaria de Saúde se mobilizou com a prefeitura, que disponibilizou carros do gabinete para fazer essas viagens. Temos sim tentado de todas as formas possíveis de levar os pacientes para as cidades. A administração tem tomado algumas atitudes como licitações para trocar as peças dos carros”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?