Obras em área de risco preocupam Defesa Civil em Aparecida

Mesmo com embargos, moradores contrariam determinação e se arriscam construindo próximos às encostas

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os moradores de Aparecida têm-se arriscado para conseguir realizar o sonho da casa própria. Para tanto, muitos deles desobedecem até mesmo ordens judiciais e embargos, e continuam com obras de construção de moradias, ou ampliação de residências em áreas consideradas de risco na cidade. A constatação foi feita nesta semana pela Defesa Civil, que percorrendo alguns bairros do município, notou que várias construções têm sido feitas de maneira irregular.

O coordenador do órgão, Gustavo Campos, disse que o problema é mais acentuado no bairro São Geraldo. “A população não está colaborando, e continua realizando obras mesmo embargadas pela Prefeitura e pelo Ministério Público, não respeitando nem mesmo as notificações da secretaria de Obras e da Defesa Civil”.

O bairro onde o problema é mais acentuado é o São Geraldo, que já registrou problemas de deslizamentos em 2005, durante o período de chuvas. “O bairro é catalogado como área de risco por ser muito alto, e em época de chuva pode ocorres deslizamento de terra e soterramento de casas”.

Campos alerta ainda que a cidade de Aparecida sofre com sua localização geográfica e topográfica irregulares, seja próxima a encostas ou às margens de rios e córregos. “Aparecida é cortada por morro e água, e sabemos da dificuldade das pessoas em comprar sua casa, mas é importante ter um imóvel com segurança, acima de tudo. Não queremos atrapalhar a vida de ninguém”.

O proprietário de uma das casas avaliadas pela Defesa Civil não quis gravar entrevista sobre as obras, mas mesmo sem se identificar, afirmou que ninguém o avisou previamente de que o local (no bairro São Sebastião) era impróprio para construção de residências.

Apesar de desrespeitarem as notificações, a Prefeitura garante que não fará ligações de água e luz. “Notamos que as pessoas estão fazendo novas construções com a esperança que a Prefeitura ligue água ou luz, mas não tem como fazer porque está embargada pela promotoria”.

O departamento de Obras garantiu que tem feito todas as notificações e autuações necessárias para alertar os moradores quanto ao risco de se construir em área irregular, mas a falta de fiscalização e até mesmo de repreensão tem permitido que muitas casas sejam construídas ou reformadas irregularmente.

“Pela Prefeitura e Defesa Civil já fizemos de tudo, agora a população deve ter consciência. Antes de comprar algum terreno ou construir uma casa, que procure o poder público para ver se pode e se o local é área de risco”, alertou o representante da Defesa Civil.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?