Nova sede do posto de saúde do bairro Itaguaçu passa a receber pacientes

Novo espaço oferece atendimentos como curativos, inalação e vacinação

Posto de saúde é instalado no Itaguaçu para reforçar atendimento na rede de Aaparecida. (Foto: Juliana Aguilera)
Posto de saúde é instalado no Itaguaçu para reforçar atendimento na rede de Aparecida. (Foto: Juliana Aguilera)

Juliana Aguilera
Aparecida

A nova sede do ESF (Estratégia Saúde da Família), do bairro Itaguaçu, em Aparecida, passa a receber moradores em espaço com maior acessibilidade e serviços. Assim como no local anterior, idosos ou pessoas com dificuldade de mobilidade serão assistidos em suas residências.

O serviço acontece em parceria com o Cras (Centro de Referência de Assistência Social). O atendimento é realizado das 7h às 17h, na avenida Itaguaçu, nº 3.422.

A ESF trabalha com grupos vulneráveis que requerem atendimento multidisciplinar. Através de um estudo, as famílias são postas em uma escala de vulnerabilidade e recebem atendimento selecionado pelas equipes presentes do posto de saúde e as de atendimento domiciliar.

Os atendimentos são feitos por seis agentes comunitários de saúde, médicos, enfermeira, técnicos de enfermagem, dentista e um auxiliar de saúde bucal, além de um auxiliar de limpeza geral e recepcionista. Haverá também uma equipe de apoio à saúde da família, com atendimento psicológico, educador físico e fisioterapeuta.

O novo espaço oferece também atendimentos como curativos, inalação e vacinação. “Existe uma série de atividades que não podíamos fazer no outro local. Agora os moradores do Itaguaçu não precisam ir ao centro da cidade para se vacinar”, afirmou a secretária da saúde, Maria Eliane de Moraes.

O imóvel anterior, também alugado, havia sido notificado pela Vigilância Sanitária por prestar atendimento no primeiro andar, dificultando a acessibilidade.

Segundo a secretária, a busca por um espaço para a construção de sede própria é muito difícil no bairro. “O Itaguaçu, desde seu início, não tem espaço para prédios públicos, tudo que se tem lá são particulares. Nós procuramos um endereço na parte mais central do bairro, mas infelizmente não encontramos”, explicou.

Compartilhar é se importar!

Um comentário em “Nova sede do posto de saúde do bairro Itaguaçu passa a receber pacientes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?