Moradores de Aparecida questionam taxa de esgoto

Contribuintes pedem suspensão do tributo; alegação é que serviço não é prestado de forma adequada

Um dos pontos de Aparecida onde o esgoto deságua no rio Paraíba (Rafael Rodrigues)
Um dos pontos de Aparecida onde o esgoto deságua no rio Paraíba (Rafael Rodrigues)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os moradores de Aparecida tem utilizado as redes sociais para aumentar a pressão junto ao Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) para questionar a taxa de esgoto cobrada. A alegação é de que o serviço de tratamento e coleta não é feito, mesmo com a existência de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto).
Em menos de uma semana, centenas de compartilhamentos chamaram atenção das autoridades, com pedidos para que o tributo, equivalente a 80% sob a conta de água, seja revisto.
O consultor de vendas Sidney Filho foi um dos internautas que ajudaram a fomentar o assunto na cidade. Ele alegou que a cobrança é ilegal. “Em alguns pontos da cidade, como na Ponte Alta por exemplo, o esgoto é despejado ‘in natura’ no rio Paraíba do Sul. O Saae cobra pela coleta de esgoto, sem que efetivamente preste o serviço. É de conhecimento de todos que parte da rede de esgotamento sanitário ainda não está funcionando”, apontou.
Outros moradores chegaram a pedir a isenção da taxa na própria autarquia, mas ainda não há relatos da suspensão da cobrança.
De acordo com o diretor do Saae, Wellington Nogueira, atualmente a ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) instalada na cidade está com diversas dificuldades.
Sem precisar quanto do esgoto é tratado no município, Nogueira confirmou que o serviço nunca foi feito 100%, como prometido pelo Governo do Estado. “O que acontece é que estamos com um problema na readequação na ETE. Já fizemos todas as exigências que o Estado pediu, mas ainda não conseguimos resolver tudo para o pleno funcionamento”.
De acordo com o diretor da autarquia, os problemas começaram logo na inauguração da Estação, que teria sido entregue provisoriamente e com vários problemas. “Isso chegou a nos dar muito transtorno, porque o equipamento não foi entregue em pleno funcionamento para Prefeitura”.
Ele disse ainda que mesmo sem ter oferecido a isenção do imposto, a administração municipal estuda uma saída para o impasse, que será anunciada até a próxima semana pelo prefeito Ernaldo Cesar Marcondes, (PDT). “Vamos decidir alguns pontos sobre o serviço e a cobrança do esgoto. Vamos analisar o impacto financeiro de tudo, e até semana que vem o prefeito anunciará uma decisão juntamente com o Saae com referência”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?