França é foco de atenção e pedidos na região

Governador há menos de um mês, ele vem a Aparecida para homenagem e reuniões com prefeitos

O governador Márcio França, que visita Aparecida nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)
O governador Márcio França, que visita Aparecida para homenagem nesta segunda-feira (Foto: Divulgação)

Da Redação
Região

Ao assumir o governo do Estado no último dia 7, Márcio França (PSB) chegou a um posto esperado desde o início de sua carreira na política. Mas o posto vai além de uma expectativa própria, já que recai sobre os ombros do ex-líder estudantil na Faculdade de Direito de Santos à espera dos municípios em demandas como a pavimentação e a saúde.

“O Brasil nunca pôde falar que de São Paulo não partiram as soluções para os seus problemas. Nesse instante, estou convicto que de São Paulo, mais uma vez, vão sair soluções importantes para o Brasil”, frisou França, em discurso de posse.

A frase do governador retrata o que deve ser os próximos meses no relacionamento entre ele e prefeitos. Nesta segunda-feira, o governador vai a Aparecida, onde recebe o título de cidadão aparecidense na Câmara Municipal.

Antes de Aparecida, ele já havia sido homenageado em Guaratinguetá, com o título de cidadão honorário, em setembro de 2017, quando garantiu que seria candidato ao governo. Na cidade, França conta com partidários fortes como o prefeito Marcus Soliva, o vice-prefeito Regis Yasumura e o vereador João Pita Canettieri. Na cidade, o apoio de França é destacado como primordial para que o governo Soliva amplie o planejamento de ações, como a própria pavimentação.

“O Vale tem muito a desenvolver, está num eixo importante entre Rio e São Paulo. É praticamente uma região completa. Tem toda essa parte tecnológica de São José dos Campos, Taubaté e Guaratinguetá. É uma região importante, a segunda que mais cresce no Estado, e vai crescer muito mais ainda”, destacou na época.

Antes mesmo de assumir, França já havia indicado que tem expectativa de investir alto em ações como a pavimentação. “Isso é o que esperamos. Estamos nos estruturando para isso”, garantiu o prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel (SD), durante entrevista ao programa Atos no Rádio. A cidade é uma das que tem tratado diretamente com o Estado para alavancar a recuperação de ruas e avenidas.

No início do mês, Fonseca assinou um convênio de R$100 mil para pavimentação em rua do bairro Jardim São José.

De acordo com o prefeito, França investirá cerca de R$10 milhões em pavimentação e recapeamento. “Com isso eu consigo contemplar em torno de 70% do que a cidade precisa. A gente faria recapeamento do Centro, pavimentação em algumas outras vias estratégicas, como por exemplo, a Rua 2 e os bairros”, explicou Fonseca.

Além de Guaratinguetá e Cruzeiro, aportes estaduais são aguardados em outros municípios como Lorena e Pindamonhangaba. Nesta sexta-feira o governador esteve em Taubaté, onde avaliou os primeiros dias no cargo. “Não é uma tarefa fácil ser governador de São Paulo. É um Estado que é maior, sozinho, do que 44 estados americanos, maior que a Argentina, e são um milhão de ‘funcionários’”.

Quem é – Ainda em busca de atrair cada vez mais a atenção dos paulistas, França já foca voos altos na política há décadas. Filiado ao PSB há trinta anos, ele presidiu o partido no Estado e foi secretário nacional. Em São Vicente foi vereador por dois mandatos (1989-1996), deixando o cargo para assumir a Prefeitura, em 1997. Em 2000, foi reeleito prefeito com 93,1% dos votos válidos.

Deputado eleito em 2006, seguiu na Assembleia Legislativa até 2014, quando foi convidado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) a criar e assumir a secretaria de Turismo do Estado de São Paulo, onde implantou programas turísticos de acesso à população. Escolhido como vice na chapa de reeleição, foi eleito no primeiro turno, com 12,2 milhões de votos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?