Fábrica de papel em Aparecida fecha as portas e 190 são dispensados

Com dificuldades para pagar produção, Madepar anuncia encerramento das atividades e surpreende trabalhadores

Entrada da fábrica de papel Madepar, que anunciou fim das atividades (Foto: Rafael Rodrigues)
Entrada da fábrica de papel Madepar, que anunciou fim das atividades (Foto: Rafael Rodrigues)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A fábrica de papel Madepar, em Aparecida, anunciou essa semana que encerrará suas atividades no próximo dia 16. Com a medida, cerca de 190 funcionários perderão o emprego.

O anúncio, feito em assembleia realizada na última quarta-feira, pegou todos os trabalhadores de surpresa. Segundo o Sindicatos dos Trabalhadores na Indústria de Papel e Celulose, a empresa alegou problemas financeiros, e atribuiu a crise nacional o encerramento das atividades.

O presidente da entidade, Benedito Monteiro Pereira, afirmou que durante a assembleia, representantes da fábrica explicaram a situação financeira, incluindo a dificuldade em pagar os vencimentos dos trabalhadores. “A empresa alegou que a situação financeira está ‘impossível’ e que no momento não existe possibilidade de manter os funcionários. Eles alegaram inclusive que estão sem crédito com instituições financeiras, e foram obrigados a fazer empréstimo para pagar o décimo terceiro”.

Pereira disse também que não houve nenhuma possibilidade de negociação, mesmo com a entidade oferecendo outras alternativas, como até mesmo redução na jornada de trabalho. “Eles não aceitaram nenhum tipo de negociação, talvez se tivéssemos mais acesso, poderíamos reverter a situação, mas não tivemos nenhuma possibilidade de acordo”.

O sindicato confirmou que a empresa se comprometeu a pagar todos os benefícios dos trabalhadores, como o FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o parcelamento de rescisões. “Eles passaram que todo dinheiro está na conta dos trabalhadores, e se comprometeram a pagar toda rescisão, mas eles ainda devem parcelar toda essa situação”.

Apesar dos mais de 190 funcionários terem sido pegos de surpresa, justamente durante o fim de ano, especula-se que haja uma luz no fim do túnel para todos os trabalhadores com a possibilidade da volta das atividades da empresa no ano que vem.

A intenção é que a empresa encerre as atividades por tempo indeterminado. “Mas o que eles passaram é que pode ser reaberta no ano que vem, mas não deram certeza nem mesmo um tempo. Agora surgiu a possibilidade de que outra empresa possa arrendar a fábrica e os funcionários serem readmitidos”, contou o sindicalista.

A reportagem tentou contato com a empresa em Aparecida, e também na matriz, localizada na Bahia, mas não obteve retorno até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?