Estado e Prefeitura estimam 20 milhões de turistas neste ano em Aparecida

Jubileu dos 300 anos de encontro da imagem de Nossa Senhora deve alavancar crescimento no turismo na cidade em 2017

O secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, fala para prefeitos e secretários de Turismo durante evento realizado em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)
O secretário de Turismo do Estado, Laércio Benko, fala para prefeitos e secretários de Turismo durante evento realizado em Guaratinguetá (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Aparecida

O ano de 2017 pode marcar um recorde histórico para a cidade de Aparecida. Com uma média anual de 12 milhões de turistas, a capital nacional da fé católica deve bater 20 milhões de visitantes até dezembro. Isso porque em outubro será comemorado o jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora, nas águas do Rio Paraíba do Sul. As comemorações em alusão a data se estenderão por todo o ano.

O peregrino que passar por Aparecida neste ano vai conhecer novos monumentos da cidade e do Santuário Nacional. Foi inaugurado recentemente o campanário, uma das últimas obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer. O monumento, de pouco mais de 37 metros e orçado em R$ 5,6 milhões, tem 13 sinos e está localizado na entrada da Basílica de Nossa Senhora.

Quanto às obras municipais, a Prefeitura revelou que uma série de melhorias na infraestrutura de Aparecida será realizada ao longo do ano. O Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias) já liberou mais de R$ 2,4 milhões para a construção do Boulevard Benedito Moreira e revitalização de cinco rotatórias, além de uma rua e avenida.

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, falou sobre o investimento do estado quanto a infraestrutura para recepcionar os turistas que visitam diariamente a cidade.

“Uma cidade com pouco mais de 35 mil habitantes que recebe anualmente mais de 12 milhões de romeiros. Essa é a lógica do Dade, a cidade escolhe onde quer investir para o turismo, monta o projeto e o governo estuda a viabilidade”, explicou sobre o repasse assinado por ele, através do Dade, no fim de 2016.

Na última sexta-feira, o secretário de Turismo de São Paulo, Láercio Benko, esteve na região. Ele participou de um encontro com as cidades estâncias turísticas em Guaratinguetá. Em seu discurso, Benko projetou o número recorde de turistas na cidade para este ano.

O prefeito de Aparecida, Ernaldo César Marcondes (PMDB) seguiu pela minha linha de projeção de Benko. Por conta do ano comemorativo, a Prefeitura deve ter acesso ao repasse do Dade na próxima quinzena e as obras podem começar em até fevereiro.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?