Em busca de maior apoio para o turismo, Aparecida amplia participação do Comtur

Com reforço na atuação, órgão passa a ser mais efetivo na aprovação de investimentos turísticos

Vista do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; cidade aposta no fortalecimento do Comtur para estruturar atendimento ao turista (Foto: Arquivo Atos)
Vista do Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida; cidade aposta no fortalecimento do Comtur para estruturar atendimento ao turista (Foto: Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

Os eleitos para assumirem o Comtur (Conselho Municipal de Turismo) de Aparecida, na última semana, passam a ter mais responsabilidade na aprovação de projetos que serão viabilizados com verbas do Dade (Departamento de Apoio de Desenvolvimento das Estâncias).

O presidente do órgão, Ângelo Reginaldo Leite, explicou que com a nova legislação, qualquer obra que seja efetuada na cidade deve ser antes aprovada pelo Conselho, que até então tinha apenas um papel consultivo.

Ele explicou que a medida foi imposta pelo Governo do Estado de São Paulo. “Foi uma mudança radical com relação ao Comtur. Todos os projetos que forem da área turística passarão pelo crivo do Conselho. É uma exigência do Governo de São Paulo, que deixou bem claro que a partir de agora será dessa maneira”.

Formada por 19 entidades da sociedade civil, o órgão passa agora a ter o mesmo poder político da Câmara, mas o atual presidente descarta que será algo que possa atrapalhar o trabalho do Legislativo e Executivo. “Todo mundo pode ter certeza que com essa medida o Comtur estará ajudando muito mais a administração pública, e não atrapalhando. Todos queremos a melhoria da nossa cidade. Quando o prefeito mandar projeto para Câmara, também vamos opinar”.

A Prefeitura foi procurada para informar se existem projetos no setor de planejamento ou se algum pedido já foi enviado durante esse ano para o Estado, mas até o fim dessa edição não obtivemos nenhuma resposta.

Ao longo de 2016, Aparecida recebeu 11,7 milhões de romeiros. O número representa uma queda em comparação a 2015, quando foram registradas 12,1 milhões de visitas.

A queda de romeiros em Aparecida deve ser revertida neste ano, já que em 2017, a Igreja celebra os trezentos anos da aparição da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Paraíba do Sul.

Atrações – Para que a expectativa de aumento no fluxo de turistas se comprove, a cidade aposta em melhorias nas atrações, já que a maioria dos pontos de maior visitação está ligada diretamente à Igreja, ou dentro do Santuário Nacional.

Um dos exemplos é o bondinho que liga a Basílica ao Morro do Cruzeiro, dois pontos de visitação. Ainda no Santuário, outro atrativo recente é o Museu de Cera. Ambas atrações fazem com que o romeiro sequer saia das dependências da Igreja.

Para mudar a realidade são necessários investimentos de infraestrutura. Entretanto, nos últimos anos houve uma estagnação de obras na cidade e as melhorias realizadas com o apoio do Governo do Estado, através do Dade, foram em locais afastados dos pontos turísticos, como a Avenida Zezé Valadão, que recebeu mais de R$ 2,4 milhões de reais para ser revitalizada.

Apesar de extensa, a avenida, com mais de dois quilômetros de extensão, sequer conta com algum ponto turístico na cidade.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?