Diretoria de Saúde recomenda suspensão de romarias e Prefeitura cancela Festa de São Benedito

Eventos religiosos, montagem da feira livre e missas no Santuário estão suspensos por trinta dias; festa de Guará também não será realizada neste ano

A feira livre de Aparecida que atrai milhares de romeiros também é alvo de cancelamentos na cidade; medida previne coronavirus (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

A DRS (Diretoria Regional de Saúde) do Vale do Paraíba recomendou que a Prefeitura de Aparecida e os hoteleiros do município suspendam as romarias com destino à cidade. A recomendação foi feita hoje, durante reunião no paço municipal. A Prefeitura confirmou o cancelamento da festa de São Benedito e a suspensão da feira livre por trinta dias.

As medidas foram tomadas em caráter emergencial e atendem as recomendações feitas pelo governador João Doria (PSDB), que desde a última semana pede que as pessoas em todo o estado de São Paulo evitem aglomerações com mais de quinhentas pessoas.

Durante reunião nesta segunda-feira, a articuladora da atenção básica da DRS de Taubaté, Maria Cláudia Corrêa da Silva, recomendou a suspensão de romarias em debate com grupos de hoteleiros, empresários, comerciantes e secretários municipais. Fica a critério do Município e dos hoteleiros suspender ou não.

“Nós convidamos hoteleiros que têm empreendimentos grandes na cidade, para que eles conversem com os chefes de romaria, da corresponsabilidade de cada um de vir para cá com esses ônibus cheios. Muitas romarias estão pedindo transferência para o segundo semestre. Isso é bom para a cidade e para os hoteleiros também”, respondeu a secretária de Turismo, Márcia Filippo.

Tradicional festejo religioso do Vale do Paraíba, a festa de São Benedito de Aparecida, que chegaria à 111ª edição em 2020, foi cancelada. As comemorações teriam início no próximo dia 12 de abril e se estenderiam até o dia 20. A distribuição de doces, as congadas, a cavalaria, a procissão e os shows estão cancelados e retornam apenas em 2021. “Teremos o cancelamento da festa de São Benedito. Com isso nós vamos ter uma grande diminuição das romarias aqui. Esse é um ponto bom, pois estamos pensando na coletividade não só da nossa sociedade, mas do país”, concluiu a secretária de Turismo.

A Arquidiocese de Aparecida, que cobre as cidades de Roseira, Potim, Aparecida e Guaratinguetá, confirmou ainda o cancelamento da festa de São Benedito de Guará. “A Paróquia Puríssimo Coração de Maria e a Irmandade de São Benedito, em Guaratinguetá, também decidiram por cancelar a novena preparatória, que já está acontecendo, e a festa de São Benedito, nos dias 11, 12 e 13 de abril”, informou o comunicado.

Comércio – A feira livre de Aparecida está suspensa por trinta dias. A determinação começa a vigorar a partir da próxima quinta-feira (19), e todos os feirantes estão proibidos de abrir bancas. “Decidimos pelo fechamento da feira neste final de semana. Faremos uma triagem nos ambulantes para ver as reais necessidades sociais de cada um. Vamos suspender temporariamente o recadastramento das bancas, que teve início hoje. Teremos que suspender”, afirmou a prefeita, Dina Moraes (PDT).

Missas e cultos – No último sábado a Justiça já havia determinado a suspensão de celebrações e eventos religiosos no Santuário Nacional de Aparecida por trinta dias. Apesar da notícias, muitos fiéis passaram pelo templo entre sábado e domingo. A Prefeitura de Aparecida recomenda que não sejam celebradas missas ou cultos em outras igrejas da cidade, para evitar aglomerações de pessoas. O decreto elaborado pela prefeita de Aparecida entra em vigor nesta semana.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?