Diretor da Santa Casa afasta risco de febre amarela em caso suspeito em Aparecida

Morador de Potim está internado na Santa Casa da cidade vizinha; exames para confirmação tem expectativa para dez dias

Pronto Atendimento da Santa Casa de Aparecida; hospital aguarda resultado de exames para confirmar descarte de febre amarela em paciente (Foto: Arquivo Atos)
Pronto Atendimento da Santa Casa de Aparecida; hospital aguarda resultado de exames para confirmar descarte de febre amarela (Foto: Arquivo Atos)

Jéssica Dias
Da Região

A preocupação na região é grande devido às suspeitas nos casos de febre amarela no Estado. A secretaria de Saúde de Aparecida investiga um suposto caso de febre amarela de um morador de Potim, que está internado na Santa Casa de Aparecida.

Apesar do temor com a divulgação do caso, o diretor do hospital, Bruno Dias descartou de forma não oficial que o paciente tenha a febre amarela. Ele teria apresentado sintomas característicos de doenças como hepatite, leptospirose, dengue e febre amarela, mas, segundo Dias, o potinense está clinicamente bem.

O caso não foi descartado oficialmente. De acordo com a secretaria, essas doenças estão em fase investigativa.

Em Potim, a diretoria de Saúde negou a informação, dizendo não haver nenhuma notificação oficial quanto ao caso suspeito de febre amarela na cidade. A diretoria informou que o paciente também está fazendo testes para outras doenças como leptospirose, dengue e púrpura.

Na manhã da última quarta-feira, a Vigilância Epidemiológica de Potim realizou uma visita a residência do paciente, onde foi feito o bloqueio e busca ativa a criadouros de mosquito Aedes aegypti, sendo que várias casas apresentaram criadouros.

Segundo a Vigilância, exames foram colhidos para descartar doenças como dengue, febre amarela, hepatite e leptospirose. De acordo com a esposa do paciente é quase certo que o tratamento seja feito para púrpura. A Vigilância procurou a Santa Casa de Aparecida, que não pode fechar um diagnóstico.

O homem tem 35 anos e trabalha como pedreiro em cidades como Guararema e Mogi das Cruzes, onde esteve por 15 dias. Os sintomas apresentados foram dor de cabeça, dor no corpo, febre e mal-estar, que se iniciaram no dia 23 de dezembro. Na época, ele não procurou nenhuma ajuda médica, mas no último dia 20, o rapaz começou a sentir dores nas pernas e decidiu procurou o Pronto Socorro de Aparecida.

Devido aos sintomas, o médico de plantão pediu os exames para descartar as doenças, aplicou oito bolsas de plaquetas e pediu exames hepáticos, que se apresentaram como normais.

A única observação feita foi a de plaquetopenia (plaquetas baixas). Os exames de dengue, febre amarela e leptospirose devem ficar prontos em dez dias.

Outro descarte – Outro homem, também de Potim, também está sob cuidados na Santa Casa de Aparecida. O caso também foi descartado pelo hospital. De acordo com a Santa Casa, ele apresentou os sintomas, após chegar de viagem de Roraima foi internado. Os exames revelaram que se trata de um caso de malária.

Atendimento estadual – A Campanha de vacinação contra a febre amarela começa hoje em todo o estado. Em Potim, a Campanha será na UBS (Unidade Básica de Saúde) das 8h às 21h, de segunda a sexta-feira. Aos sábados a vacina estará disponível das 8h às 17h.

Somente no domingo, dia 28 a campanha ocorre das 8h às 13h. Já nos próximos dias 27 e 3, a vacina estará disponível na Unidade de ESF (Estratégia Saúde da Família) no bairro Jardim Cidade Nova das 8h às 17h.

Já em Aparecida, a Campanha será nas ESFs (Estratégias Saúde da Família) e no Centro de Saúde. O estoque de vacinas é suficiente para toda população da cidade.

Em Canas, os moradores devem procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) a partir das 8h. As prefeituras de Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá e Pindamonhangaba divulgaram os horários e locais da vacinação nos sites oficiais.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?