Depois da pressão da Justiça, Prefeitura de Aparecida finaliza obras na zona rural

Ministério Público cobra providência no acesso ao bairro do Bonfim, interditado desde o início de 2018

O antes e o depois do acesso principal ao bairro do Bonfim, na zona rural de Aparecida; obra foi entregue após pressão de famílias do local (Fotos: Reprodução PMA)
O antes e o depois do acesso principal ao bairro do Bonfim, na zona rural de Aparecida; obra foi entregue após pressão de famílias do local (Fotos: Reprodução PMA)

Rafael Rodrigues
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida finalizou no início do mês as obras de recuperação da ponte que dá acesso ao bairro do Bonfim, na zona rural da cidade. Entre os serviços executados está a recuperação de erosão nas cabeças da ponte que liga os dois bairros.
Os trabalhos começaram na semana seguinte em que o Ministério Público do município entrou com ação civil na Justiça solicitando que a administração tomasse providências com relação à ponte, danificada desde janeiro.

Em novembro, antes mesmo de que houvesse tempo para alguma decisão judicial referente ao pedido do MP, a Prefeitura anunciou que havia iniciado as obras no local.

À época, o coordenador da Defesa Civil, Tenente Oliveira, explicou os trabalhos iniciais no local. Segundo ele, foram retirados tubos que apodreceram ao longo do tempo, e depois de processo licitatório a administração adquiriu novas aduelas para melhorar a estrutura da ponte.
Ainda no início do ano, quando o problema ficou mais acentuado, a Prefeitura pleiteou convênio com o Governo do Estado para recuperação do acesso. Segundo Oliveira, a parceria não foi possível e as obras foram custeadas com recursos próprios.

Ação – Na ação contra a Prefeitura de Aparecida, o Ministério Público classificava como descaso a falta de obras no acesso ao bairro do Bonfim. A Promotoria afirmou que os moradores necessitavam de manutenção nas estradas para terem acesso a serviços básicos e essenciais.
De acordo com a ação, a falta de infraestrutura dificultava a trafegabilidade de várias pessoas, principalmente de aposentados, pensionistas e moradores que precisavam seguir para o Centro da cidade para receberem benefícios e vencimentos. Além disso, estudantes que residem no bairro também estariam sofrendo com a precariedade dos acessos.

No pedido, que não teve parecer da juíza antes do início das obras, a Promotoria ainda pedia aplicação de multa diária de R$ 10 mil em caso de descumprimento.

A conclusão das obras foi comemorada por muitos moradores, que há quase um ano sofriam com a precariedade do acesso. Celeste Silva é uma dessas pessoas que ficaram contentes com o trabalho realizado, e agora torce para que as chuvas de janeiro não tragam mais problemas para os moradores.
“A ponte está resolvida o problema, está transitando, e fizeram direito. Colocaram dois tubos grandes e agora estamos esperando que as enxurradas de janeiro não carreguem mais a tubulação. O trânsito está liberado, graças a Deus”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?