De olho em reformas, Aparecida prepara levantamento de estruturas em unidades escolares

Expectativa é destinar recursos da educação para sanar problemas em escolas municipais

Alunos na saída da escola professora Virgulina Fázzeri; Prefeitura faz levantamento de estrutura municipal (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Castro
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida determinou a realização de um levantamento completo sobre as necessidades em todas as unidades escolares. O objetivo é identificar as demandas estruturais em escolas e creches como infraestrutura, pintura, parte elétrica e hidráulica, restauro, telhados e calhas.

Com base no levantamento, a secretaria municipal de Educação deve abrir licitação para a compra dos materiais utilizados nas obras. Foi solicitado aos diretores das escolas que enviassem os relatórios estruturais que identifiquem os problemas encontrados nos prédios.

O secretário responsável pela pasta, Luiz Paulo Alves da Cruz, destacou que o orçamento máximo para as licitações ainda não foi definido. “Nós temos algumas verbas que correspondem à educação. É preciso fazer esse levantamento com a secretaria de Finanças, para depois fazer as dotações orçamentárias e ver o quanto pode ser destinado em valores absolutos em reais” afirmou.

Além das reformas, a compra de material escolar também faz parte das pautas que a secretaria pretende abordar em 2020, tema que já rendeu problemas para atual administração, com o afastamento do ex-prefeito, Ernaldo Marcondes (MDB), em 2019, após uma denúncia sobre fraude em contratação para fornecedores de materiais escolares.

Cruz garantiu que irá acompanhar de perto as medidas estabelecidas para esse ano. “Vamos tomar o cuidado para que os gastos sejam de forma efetiva, transparentes e dentro da lei, isso é uma questão de urgência nossa. Não adianta pensar só na parte metodológica, didática e pedagógica, se eu não levar em consideração o espaço físico que esse aluno vai estar utilizando todos os dias”, argumentou.

Estatísticas – Conforme foi constatado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no censo escolar de 2018 todas as escolas municipais de Aparecida que foram avaliadas possuíam cozinhas e salas para a diretoria em suas dependências. Apesar dos números positivos, apenas 15% das unidades possuíam bibliotecas e outros 15% disponibilizavam salas para leitura. Em relação a sanitários, 85% das instituições dispunham de banheiros dentro do espaço escolar.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?