Com discussão entre vereadores, Fram é eleito presidente da Câmara de Aparecida

Sessão é marcada por série de discussões entre parlamentares; ex-presidentes da Casa compõem mesa

Fram Pé Sujo (ao fundo), assumirá a presidência em janeiro; polêmicas do cenário esquentaram eleição (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Aparecida

A sessão de votação para definição da mesa diretora da Câmara de Aparecida terminou com vitória do vereador Francisco Egídio Monteiro, o ‘Fram Pé Sujo’ (MDB), como novo presidente da Casa. Ele venceu disputa com Carlos Alexandre Rangel, o ‘Xande’ (PSD), por 5 a 4 em uma noite marcada por discussões sobre contas do Legislativo e bate-boca entre parlamentares.

Além de Fram, a mesa diretora da Câmara de Aparecida terá como representantes os últimos ex-presidentes. Wadê Pedroso (DEM), atual presidente, ficará com o cargo de vice, Adilson Boi na Brasa (MDB), que antecedeu Pedroso na chefia do Legislativo, será o primeiro secretário, com Waldir Siqueira, o ‘Zoinho’ (PL) eleito segundo secretário. Todos eles tiveram cinco votos.

Antes do início da sessão, Xande e Marcelo Marcondes (PV) bateram boca sobre o rito das discussões que teriam início. Durante a votação, Fram e Ana Alice Braga (Podemos) discutiram sobre as finanças da Casa. A vereadora apontou que as contas da Câmara estariam “rejeitadas”, e Fram questionou a parlamentar sobre a afirmação.

Um morador que filmava a sessão discutiu com Fram e Marcondes, que ameaçou processá-lo. O atual presidente, Wadê Pedroso, foi criticado por Ana Alice e Cida Castro (DEM).

Após a votação, o diretor geral da Câmara, José Geraldo de Souza, explicou que os eleitos tomarão posse no primeiro dia útil de 2020. Segundo Souza, em uma eventual necessidade, Pedroso, vice eleito, pode reassumir a presidência pois a Lei Orgânica permite reeleição na Casa. “Numa eventual renúncia da prefeita, o Wadê pode assumir. A Lei Orgânica não tem nenhuma mudança nesse sentido. Ela foi modificada em 2010, e com essa mudança, permitiu que os membros da mesa diretora possam ser reeleitos”, afirmou.

Souza deu essa declaração ao Jornal Atos após ser questionado sobre uma eventual renúncia da prefeita em exercício, Dina Moraes Moreira (PDT), que afirmou em entrevistas à duas rádios da região que poderia renunciar ao mandato, meses após assumir.

A prefeita, dias depois, voltou atrás e afirmou que cumpriria seu mandato até o fim.Dina substitui Ernaldo César Marcondes (MDB), que continua afastado do cargo após decisão judicial sobre caso de contratação irregular de kits escolares em 2015.

Votos – Votaram a favor de Fram Pé Sujo os vereadores Wadê Pedroso, Zoinho, Adilson Boi na Brasa e Marcelo Marcondes, além do próprio Fram. Já Xande obteve, além de seu próprio voto, o apoio de José Reis, o Dudu (PR), Ana Alice e Cida Castro.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?