Aparecida retoma aulas ainda sem definir nome para assumir secretaria de Educação

Prefeita Dina Moraes não definiu substituto de Rita Reis; ex-secretária pediu exoneração há uma semana

A Coteca de Aparecida; rede pública voltou com aulas nesta sexta-feira, sem definição de novo secretário (Foto: Arquivo Atos)
A Coteca de Aparecida; rede pública voltou com aulas nesta sexta-feira, sem definição de novo secretário (Foto: Arquivo Atos)

Leandro Oliveira
Aparecida

As aulas da rede municipal de Aparecida retornaram das férias escolares na manhã da última sexta-feira. O cronograma escolar, montado em janeiro pela ex-secretária de Educação, Rita Reis, está sendo cumprido. Ela pediu exoneração há uma semana e até agora o Executivo não definiu um nome para substituí-la.

A prefeita em exercício, Dina Moraes (PDT), mantém a cautela para nomear o novo líder de uma das pastas mais importantes do município. Foi na Educação o imbróglio sobre a compra de kits escolares, que terminou com o afastamento do prefeito Ernaldo César Marcondes (MDB), após determinação judicial, que apontou superfaturamento. Antes de ter pedido exoneração, Rita Reis teve o nome garantido pela prefeita. Porém, a própria secretária pediu para deixar o cargo.

O supervisor de Ensino de Aparecida, Cláudio Siqueira, destacou que o cronograma escolar para 2019 tem sido seguido, mas ele lembrou que a ausência de um secretário não é positiva para o setor. “Uma secretária, ou um secretário, com certeza faz falta. Ele é um norte, nos orienta sobre os projetos a serem seguidos, o direcionamento”, salientou. “Nós da Educação, diretores, alunos e a própria população, estamos aguardando essa nomeação”, afirmou.

A prefeita se reuniu com o corpo técnico da Educação no último dia 19. Na segunda-feira foi realizada uma nova reunião com todos os diretores da rede municipal. De acordo com Siqueira, como o cronograma já estava previamente criado, o trabalhado está fluindo normalmente. “Nas duas reuniões ela (prefeita) teve embasamento sobre o retorno das aulas no segundo semestre”.

Fim das férias – O retorno da parte administrativa da rede municipal de ensino, após o período de recesso, foi no dia 15 de julho. Na última quarta-feira foi realizado um conselho de classe e na quinta-feira o replanejamento escolar. As aulas foram retomadas na última sexta-feira. “As disciplinas que são atribuídas aos alunos são programadas no mês de janeiro”, esclareceu Siqueira.

Há matrículas abertas para o EJA (Ensino de Jovens Adultos), que é ministrado de forma semestral. Os interessados em concluir o ensino fundamental devem procurar a escola Mãe no bairro Ponte Alta ou a escola Comendador Salgado, que fica na Vila Mariana. O retorno das aulas da rede estadual de ensino acontece apenas na próxima quarta-feira, 31.

Troca-troca – À frente da Prefeitura de Aparecida desde junho, Dina Moraes fez uma série de anúncios no secretariado. Se na Educação, a escolha pelo nome segue indefinida, em outras pastas, a nomeação foi urgente.

No Saae (Serviço Autônomo de Águas, Esgoto e Resíduos), João Marcos foi desligado para a nomeação de Laércio Nogueira da Silva, ex-diretor da autarquia, ex-secretário de Administração da Prefeitura e ex-vereador. Diego Rodrigues deixou a secretaria de Promoção Social, Esporte e Cultura, para a nomeação de Gelson Maciel. Na chefia de gabinete, Ederson Santos foi trocado por Eduardo Elache. Cláudio Gibelli assumiu a secretaria de Administração.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?