Aparecida recebe doação de viatura para o Samu

Repasse faz parte de atendimento do Ministério da Saúde; nova ambulância doada tem valor estipulado em R$ 176 mil

Ambulância utilizada pelo atendimento do Samu; Aparecida garante viaturas para reforçar serviço (Foto: Divulgação)
Ambulância utilizada pelo atendimento do Samu; Aparecida garante viaturas para reforçar serviço (Foto: Divulgação)

Miguel de Sá
Aparecida

A Prefeitura de Aparecida recebeu do Ministério da Saúde uma ambulância no valor de R$ 176.286 para o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência 192). A doação amplia os serviços de transportar pacientes que não apresentam risco de vida.

Em Aparecida circulam quatro ambulâncias de transporte tipo “A”, destinadas a pacientes para remoções simples. De acordo com a secretária de Saúde, Maria Eliane Pereira de Moraes, o veículo doado é uma ambulância de suporte básico tipo “B” para ser usada em transporte inter-hospitalar e atendimento pré-hospitalar de pacientes.

“A secretaria de Saúde esgotou as tentativas e solicitações de viatura junto ao Ministério da Saúde, pois segundo portaria ministerial, a cada três anos renova a frota e Aparecida já aguardava há seis anos para chegada de uma ambulância”, comentou a secretária.

O veículo doado conta com equipamentos como o sinalizador de óptico e acústico, equipamento de rádio-comunicação fixo e móvel, maca articulada e com rodas, suporte para soro, instalação de rede com oxigênio, manômetro, cilindro de oxigênio portátil com válvula, suporte para soro, prancha curta e longa para imobilização de coluna, talas de imobilização de membros, conjunto de colares cervicais e colete imobilizador dorsal.

A intenção do município é desenvolver novos projetos como a renovação da frota de veículos para o transporte de pacientes que realizam tratamentos em outras cidades, aquisição de ambulância tipo “A” e para o combate as arboviroses como a dengue, zika vírus e febre amarela), reformas das Unidades Básicas de Saúde, compra de uniformes, material de trabalho, EPIs (Equipamentos de Segurança), de medicamentos, contratação de serviços de terceiros para transportes de pacientes em ambulância UTI (Unidade de Terapia Intensiva) adulto, infantil e neonatal, compra de equipamentos e materiais permanentes para atenção básica, emergência e gabinetes odontológicos.

Segundo Maria Eliane, a intenção da Prefeitura de Aparecida é terminar da construção da UBS de Vila Mariana e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e buscar por meio de emendas parlamentares recursos para a construção de uma Unidade Básica de Saúde “tipo 2” entre os bairros de São Geraldo e Itaguaçu. “A Prefeitura e Secretaria de Saúde, buscam ainda, junto ao Estado, um maior apoio à nossa Santa Casa local, pois trata de um hospital geral sob sua gestão, o qual necessita de maiores recursos para sua manutenção”, afirmou a secretária de Saúde.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?