Aparecida deve receber equipamentos para monitoramento de chuvas

Defesa Civil vai ganhar quatro equipamentos para ajudar na prevenção de desastres; aparelhos devem chegar ainda esta semana

Carlos Pimentel – Aparecida

Por meio de um convênio com o Governo do Estado, Aparecida vai receber quatro equipamentos para medir a quantidade de chuva que cai em um determinado período de tempo, visando evitar enchentes e deslizamentos na cidade.

A instalação dos mecanismos de alerta vem para fortalecer o sistema de monitoramento de chuvas e serão implantados nos bairros São Francisco, São Roque, Itaguaçu e Ponte Alta.

O sistema foi adotado pela Defesa Civil de Aparecida devido à simplicidade de sua instalação, operação e custo. O aparelho lê a altura total da água precipitada, ou seja, a lâmina acumulada durante a precipitação, sendo que seus registros são sempre fornecidos em milímetros por dia ou em milímetros por chuva.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, Gustavo Campos, os aparelhos tem a capacidade de captar com mais precisão e em tempo real a medição da quantidade de chuva, e transmitir a informação para que uma ação imediata seja tomada. “Com esses aparelhos conseguiremos informações sobre a quantidade de chuvas que está caindo em determinado local naquele momento. Podemos citar como exemplo o Itaguaçu, pois às vezes chove lá e no Centro não, e com esse equipamento ficaremos atentos e poderemos realizar ações rápidas”, explicou.

Campos destacou que devido às ações preventivas realizadas pela Defesa Civil a cidade não apresentou ocorrências de deslizamento de terra e que o trabalho será intensificado no período de chuvas. “Estamos vistoriando toda a cidade e pedindo que o Departamento de Serviços Municipais faça a limpeza das bocas de lobo. Se alguém presenciar alguma situação de risco, pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, à noite, no telefone 193, e durante o dia no telefone 3105-4191 que nós estaremos prontos para agir”, finalizou.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?