Aparecida busca recurso para ressuscitar Cemitério Pio XII

Com déficit de vagas e estrutura precária, local passou por levantamento que fechou projeto de recuperação de R$ 274 mil

 Sepulturas quebradas exemplificam o descaso da administração pública e de famílias com o cemitério (Foto: Francisco Assis)
Sepulturas quebradas exemplificam o descaso da administração pública e de famílias com o cemitério (Foto: Francisco Assis)

Francisco Assis
Aparecida

Depois de anos de espera, uma força-tarefa formada pela equipe da secretaria de Obras de Aparecida e pelo vereador Adval Benedito Coelho (PPS) tenta salvar o cemitério Pio XII. Em condições precárias, o local já não tem mais vagas para sepultamentos e enfrenta a deterioração de sepulturas e do muro.

As condições do cemitério são alvos de reclamações de famílias na cidade há anos. Em abril, o Jornal Atos publicou matéria que mostrava a situação do Pio XII.

Basta uma breve visita ao cemitério, que fica no Alto do Cruzeiro, para ver provas da degradação motivadas pela falta de cuidados e estrutura deficitária.

Com túmulos destruídos, mato alto e até galinhas ciscando pelos corredores, o cemitério enfrenta ainda a falta de segurança, já que boa parte do muro caiu em 2006, devido à forte chuva que causou outros estragos pela cidade, e até hoje a única medida tomada foi “fechar” o espaço com uma cerca de arame.

No local, quatro funcionários são responsáveis pelo trabalho de limpeza, manutenção e enterros. Sem espaço para novos sepultamentos no Pio XII, a cidade não pode recorrer também ao cemitério Santa Rica, que também está lotado.

Falta de manutenção nas raízes das árvores danificam sepulturas (Foto: Francisco Assis)
Falta de manutenção nas raízes das árvores danificam sepulturas (Foto: Francisco Assis)

Com os problemas, os pedidos de atenção ao cemitério se acumulam. Adval Coelho voltou a protestar contra o tema no início do ano. O responsável pelos cemitérios na cidade, Daian Rennó Inácio, 27 anos, revelou que nos últimos meses, reuniu 44 pedidos de recuperação entregues por famílias de sepultados e funcionários. “Estamos há anos nesta situação. A administração busca recursos para fazer algo, porque há pelo menos uns vinte anos a única coisa feita é pintar e limpar o local. O vereador (Adval) está em contato com deputados, e acredito que teremos essa ajuda para recuperar o Pio XII”, destacou Inácio, que administra os dois cemitérios há cinco meses.
Na tentativa de garantir apoio financeiro, a secretaria de Obras realizou um levantamento no Pio XII para avaliar o que deve ser feito e chegar a um orçamento necessário para recuperar o cemitério.

O secretário Antônio Gustavo Alves Lopes contou que o projeto, que será encaminhado a deputados estaduais e federais, contempla a construção do muro, um banheiro, depósito, a pavimentação dos corredores e 150 novas vagas. O trabalho foi orçado em R$ 273,9 mil. “Infelizmente a Prefeitura não tem verba própria para isso e precisamos do apoio dos deputados”, lembrou o secretário.

Adval Coelho encaminhou a solicitação de verbas para dois deputados, Davi Zaia (PPS) e André do Prado (PR). O governo do Estado também deve receber o pedido de verba.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?