Aparecida aumenta dias da feira e causa atrito com hotéis e Associação Comercial

Decreto assinado pelo prefeito amplia períodos para barracas ficarem montadas no feriado

Avenida Monumental tomada pela feira livre; medida do prefeito amplia permanência de barracas (Arquivo Atos)
Avenida Monumental tomada pela feira livre; medida do prefeito amplia permanência de barracas (Arquivo Atos)

Rafael Rodrigues
Aparecida

O decreto assinado pelo prefeito de Aparecida, Ernaldo Cesar Marcondes (PDT), sobre o cronograma de montagens de bancas na avenida Monumental, deve gerar polêmica nova cidade. Em 2016, durante os feriados, os ambulantes poderão manter as barracas por até dez dias.
A divulgação das datas já está disponível no site oficial da Prefeitura. O primeiro período estendido já está marcado para fevereiro, durante o Carnaval.
De acordo com a medida adotada pelo Executivo, a montagem será a partir do dia 5 e a desmontagem somente no dia 14. Serão nove dias seguidos de bancas montadas, que somados aos dois próximos finais de semana do mês, totalizarão 13 dias.
Nos feriados da Semana Santa, em março, Tiradentes em abril e Corpus Christi, em maio, o prolongamento será semelhante, nove dias de bancas montadas em cada mês.
Ainda de acordo com o cronograma, em junho, mesmo não havendo feriados, também vai beneficiar os ambulantes, já que as bancas serão montadas na quinta e desmontadas às segundas-feiras.
Para o presidente da Associação dos Ambulantes, João Major, a medida com certeza agrada a categoria, mesmo assumindo que pode gerar transtorno para a cidade. “Lógico que o decreto agrada. Nós trabalhamos em prol da classe. Oficializamos essa reunião há duas semanas e ele (prefeito) disse que faria um decreto. Sabemos que pode trazer certo transtorno, mas se o prefeito assinou, a gente agradece”.
A divisão de opiniões se deve justamente porque outras entidades representativas de classe não apoiam a decisão, como a Associação Comercial e o Sinhores (Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes). Reginaldo Leite, que representa os comerciantes de Aparecida, disse que é preciso debater o assunto, já que essa decisão não se refere somente aos ambulantes, mas sim a toda cidade.
“Eu sou a favor do diálogo, e uma decisão dessas afeta não só ambulante, mas comerciantes também. Como os comerciantes poderão receber mercadoria se os dias de abertura da avenida estarão reduzidos?” questionou Leite.
Devido ao impasse, Sinhores e Associação Comercial marcaram uma reunião com o prefeito Ernaldo para tratar do assunto. O encontro deverá acontecer na próxima terça-feira.
A reportagem do Jornal Atos entrou em contato com a Prefeitura de Aparecida, mas não conseguiu resposta até o fechamento desta edição.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?