Vítima de câncer, ex-deputado Ary Kara é velado em Taubaté

Um dos principais nomes da política regional, mdbista morreu em São Paulo, na manhã desta sexta-feira

O ex-deputado Ary Kara, que morreu na manhã desta sexta-feira, vítima de câncer (Foto: Divulgação)
O ex-deputado Ary Kara, que morreu na manhã desta sexta-feira, vítima de câncer (Foto: Reprodução)

Da Redação
Região

Conhecido como o “Governador do Vale”, o ex-deputado federal Ary Kara morreu, aos 77 anos, na manhã desta sexta-feira (1) no Hospital Beneficência Portuguesa em São Paulo. Vítima de câncer no fígado, o político era considerado um dos mais influentes da região desde a década de 1980. Ele está sendo velado na Câmara de Taubaté.

Ary Kara lutava contra um câncer no fígado. Natural de Neves Paulista, na região norte do estado, ele se mudou para Taubaté na adolescência. Já no final da década de 1960, ingressou no curso de Direito da Unitau (Universidade de Taubaté). Devido ao seu engajamento político e poder de liderança, presidiu o Diretório Acadêmico da instituição de ensino por dois anos.

Buscando alçar voos maiores, decidiu em 1968 concorrer ao cargo de vereador de Taubaté, pelo MDB. Eleito no ano seguinte, o advogado permaneceu na função até 1973.

Ao fim do mandato municipal, decidiu concorrer à Assembleia Legislativa de São Paulo, permanecendo como deputado estadual até 1991. Responsável por intermediar a chegada de recursos estaduais para diversas cidades da região, Ary Kara se candidatou a deputado federal em 1990.

Contando com o apoio maciço dos valeparaibanos nas urnas, o político foi eleito quatro vezes para a função, de 1991 a 2007. Neste período, foi um dos principais parlamentares envolvidos na criação do Código Brasileiro de Trânsito.

Após deixar a carreira política, Ary Kara dedicou-se a presidir o time de futebol Esporte Clube de Taubaté entre 2009 e 2012.

O corpo do ex-deputado federal, que nesta sexta-feira é velado no saguão da Câmara de Taubaté, será enterrado no próximo sábado (2) no Cemitério do Convento Santa Clara, também em Taubaté.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?