Com repasse retido, Santa Casa de Queluz pode fechar em 20 dias

Prefeitura aguarda liminar para liberar aporte paralisado na Justiça

CPI Santa Casa (1)
Após relato, prefeita Ana Bela ouve relato de Afonso Lobato (Foto: Leandro Oliveira)

Leandro Oliveira
Queluz

A Santa Casa de Queluz pode fechar em vinte dias. Esse foi o anúncio da prefeita da cidade, Ana Bela Torino (PMDB), durante a sessão da CPI das Santas Casas. A entidade foi impedida de continuar recebendo recursos da prefeitura, pelo Tribunal de Contas, em abril.

De acordo com Ana Bela, o fechamento será concretizado se a instituição não encontrar uma saída alternativa até o dia 14 de outubro.

No dia 17 de abril, a Prefeitura de Queluz recebeu uma notificação do TCE, notificando que a cidade não poderia mais realizar os repasses à Santa Casa e que a entidade teria ainda que devolver o dinheiro para o poder público. “Como a Santa Casa vai devolver o dinheiro se é a Prefeitura que a mantém?”, questionou a prefeita.

A administração entrou com recurso e conseguiu um prazo de seis meses para buscar novas alternativas que impedissem o fechamento da unidade, mas o período se passou e a Santa Casa não conseguiu o apoio necessário.

“Nessa época, a gente passava por um surto de dengue na cidade e o departamento jurídico da Prefeitura entrou com uma liminar no Fórum. O juiz autorizou, contestando a resolução do Tribunal de Contas”, contou Ana Bela.

Com o fim do prazo, a Prefeitura tem até o dia 14 para buscar novas fontes de recursos financeiros para a Santa Casa. Caso contrário, a partir do dia 15 de outubro somente o Pronto Socorro atenderá.

O secretário de Saúde de Queluz, Cristiano Ricardo, afirmou que a Santa Casa entrou com pedido de liminar junto ao TCE para que seja revista a situação. “Estamos no aguardo do próprio Tribunal de Contas rever a situação e liberar o repasse para a instituição”.

A Santa Casa de Queluz atende mensalmente cerca de seis mil pessoas. Além de pacientes da própria cidade, a instituição recebe moradores de outros municípios do Vale Histórico, como Arapeí, Areias, São José do Barreiro e Bananal, além de distritos do Sul do Rio de Janeiro, como Engenheiro dos Passos.

Se concretizar o fechamento do hospital, os pacientes serão encaminhados para Cruzeiro, onde a Santa Casa também sofre com crise e ameaça de fechamento das atividades.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?