Câmara de Guará adia votação do relatório da CEI que investiga suposto ‘caixa dois’ no Saeg

Vereadores fecham acordo e prorrogam decisão em trinta dias, para analisar melhor volume de quase 500 páginas

Foto: Divulgação
Foto: Assessoria Legislativo

Carlos Pimentel

Guaratinguetá

A votação do relatório final da CEI (Comissão Especial de Inquérito) que investigou denúncia de improbidade administrativa na gestão do ex-diretor e presidente do Saeg (Serviço de Água, Esgoto e Resíduos de Guaratinguetá), Laércio Andrade dos Santos, foi prorrogada por trinta dias. O pedido foi feito pelo vereador Márcio Almeida (PPS) e aceito por unanimidade pelos vereadores.

O vereador Márcio Almeida explicou que o pedido foi feito devido ao pequeno espaço que o regimento da Casa determina para a votação. “O relatório foi protocolado às 17h, na quarta-feira e segundo o regimento interno da Casa, após ser protocolizado deve ser votado na sessão seguinte. Então, tivemos acesso apenas na quinta-feira, antes da sessão, o que é no mínimo irazoável. Portanto, pedimos a prorrogação para tomar a decisão mais correta.”

De acordo com o vereador, a comissão teve um trabalho árduo, com 120 dias de investigação, oitivas e confissões, e os vereadores que não integravam a CEI tiveram pouco tempo para analisar o relatório de tamanha relevância e responsabilidade. “Foi um trabalho intenso dos membros da comissão que fez um belo trabalho, além de ter sido novidade para os parlamentares e para o jurídico da Casa. Pelo que vi, tinha pelo menos umas 300 folhas no documento. Então, não dá para tomar uma decisão importante como essa em pouco tempo. Solicitei a prorrogação e os demais vereadores foram sensíveis e aprovaram o adiamento da votação”, salientou.

Histórico – A CEI foi aberta no dia 5 de fevereiro, em votação unânime dos 11 vereadores da Casa.

O requerimento foi feito pelo vereador João Pita (PSB), após receber a cópia de dois cheques e uma cópia de uma TED (Transmissão Eletrônica de Dinheiro) de uma empresa que é prestadora de serviços da Saeg, destinados à Laércio Andrade.

Os cinco vereadores que compõem a comissão foram definidos em sorteio: João Pita (presidente), Vantuir Faria (relator), Padre Reginaldo (PR) (secretário), Orville Teixeira (PROS) e Marcelo Meirelles (PSDB) (demais membros.) Após a apresentação do relatório da investigação, ela segue para o Ministério Público e, se forem comprovadas as irregularidades, o Legislativo pode pedir a exoneração do presidente da Saeg, que poderá responder a um processo criminal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?