Cachoeira lidera ranking de candidatos inativos na região

Cruzeiro tem 255 concorrentes às dez vagas do Legislativo; Guará é líder em renúncias ao cargo

Plenário de Lorena lotado para sessão extraordinária; vagas no Legislativo são disputadas por 1443 na região (Foto: Arquivo Atos)
Plenário de Lorena lotado para sessão extraordinária; vagas no Legislativo são disputadas por 1443 na região (Foto: Arquivo Atos)

Andreah Martins
Maria Fernanda Resende
Região

Em contagem regressiva para as eleições municipais, realizadas no próximo domingo, ainda há candidatos a vereador que têm suas campanhas eleitorais em risco. Dos 1443 candidatos à vaga no Legislativo, entre as cidades de Pindamonhangaba e Cruzeiro, 6% não reuniram condições necessárias ao registro de candidatura e estão fora da competição. Dessa porcentagem, mais de cinquenta foram renúncias.

Faltando apenas dois dias para nomear os próximos gestores municipais, aspirantes às vagas ainda aguardam julgamento de recursos tomados durante os 45 dias de campanha.

Segundo os dados do TSE (Tribuna Superior Eleitoral), Cachoeira Paulista é a cidade da região que mais teve vetos: 17. Cruzeiro tem 16 candidatos indeferidos por falta de recursos de registro. Enquanto dois não conseguiram a liberação, os demais seguem com a campanha ativa. Pinda teve oito inativos, sendo seis renúncias. Guará teve o maior número de abdicações durante o período eleitoral, totalizando dez e apenas um indeferido. Lavrinhas segue logo abaixo, com nove renúncias e quatro candidatos que não foram aprovados pela Justiça.

Já em Roseira, três indeferidos e duas renúncias. Lorena teve sete barrados e apenas três ainda aguardam análise de recurso. Nas demais cidades, os números seguem uma média de três a quatro inativos, entre abstenções e negações, como Silveiras, Piquete e Potim. Cunha, com apenas dois.

Canas e Queluz foram as únicas cidades em que os candidatos não tiveram problemas judiciais, apenas a primeira cidade contou com três renúncias.

Cadeiras – Lorena é a cidade com mais vagas disponíveis na região de Cruzeiro à Pinda. Na disputa, os 202 candidatos concorrem a 17 cadeiras. Em seguida, os 219 cachoeirenses competem por 13 lugares do Legislativo. Cunha, Pinda, Guará e Potim com 11. Lavrinhas, Piquete, Silveiras, Queluz, Roseira, Aparecida e Canas com nove cada.

Nessa eleição, Cruzeiro é destaque no número de candidatos que disputam uma das cadeiras, são 255 para as 10 vagas disponíveis.

Lei da Ficha Limpa – a Lei Complementar nº 135/2016, considerada como constitucional em fevereiro deste ano pelo STF (Supremo Tribunal Federal), é um conjunto de exigências que capacitam um candidato. Se um candidato a qualquer cargo político não estiver dentro dos parâmetros legais da lei, ele pode se tornar inelegível por um período de 8 anos. Os eleitores e interessados podem realizar uma consulta dos candidatos por meio do site fichalimpa.org.br. Os documentos são fornecidos pelos próprios candidatos e avaliados pelos órgãos públicos.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?