Após indicação popular, prefeito de Ubatuba anuncia novo nome para comandar secretaria de Turismo

Potiguara do Lago assume na próxima segunda-feira; pasta é considerada vital para a gestão de Délcio Sato

O prefeito Délcio Sato anuncia Potiguara do Lago para o Turismo (Foto: Divulgação PMU)
O prefeito Délcio Sato anuncia Potiguara do Lago para o Turismo (Foto: Divulgação PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Contado com a indicação do CMT (Conselho Municipal de Turismo), o prefeito de Ubatuba, Délcio Sato (PSD), anunciou na última terça-feira que Potiguara do Lago, 36 anos, assumirá o cargo de secretário de Turismo na próxima segunda-feira. Para o novo chefe da pasta, seu principal desafio será promover uma maior integração entre poder público, empresários e moradores que se mantêm financeiramente através do ramo turístico.

Em medida inédita, a Prefeitura solicitou no fim de março que o CMT participasse do processo de escolha do novo secretário de Turismo, cargo vago no último dia 22 devido à saída de Luiz Bischof.

Coube ao secretário de Governo, Alessandro Palhares, a missão de assumir interinamente o Turismo e buscar um substituto.
No dia 25 de março, Palhares participou de uma reunião com 22 membros do CMT, definindo detalhes do processo de indicação de um novo comandante para a pasta. No encontro foi estabelecido que os interessados em disputarem o cargo deveriam dominar o idioma inglês, conhecerem as leis e processos burocráticos do setor, não serem servidores comissionados e saberem a história e características turísticas do município.

Após ter seu currículo aprovado, Potiguara recebeu cerca de 70% dos votos de aprovação do CMT. Na sequência, a indicação popular foi aceita pelo chefe do Executivo.

Nascido em Ubatuba e formado em Administração com Habilitação em Hotelaria e Turismo, Potiguara atuou por três anos no CMT, chegando a presidir a organização civil. Ele também é guia de turismo profissional credenciado pelo Governo Federal.

Potiguara revelou suas principais metas para a secretaria, que conta com um orçamento anual de cerca de R$ 700 mil. “Buscarei implantar os projetos do Plano Municipal de Turismo através de parcerias público-privadas e captação de recursos estaduais e federais. Fomentar o receptivo de mais navios e turismo na baixa temporada, com festas e Turismo de Base Comunitária. Também, integrar a trade turístico com a gestão pública, trabalhando de forma conjunta. Turismo não se faz sozinho, é necessário o envolvimento de muitos agentes, e em especial em Ubatuba este assunto é nossa principal vocação”.

Além de demonstrar sua confiança com o novo membro do primeiro escalão do Executivo, o prefeito Délcio Sato ressaltou a importância do processo de indicação popular. “A participação do CMT neste trâmite foi fundamental para uma escolha transparente, democrática e que atende aos anseios do setor turístico de nossa cidade. Agora é trabalhar”.

Destaque – Com uma média de visitação de mais de um milhão de turistas por ano, Ubatuba abriga mais de cem praias e outros atrativos turísticos como o Aquário e a sede do Projeto Tamar. Em 2018, um levantamento da Revista Bula elegeu a cidade litorânea como a 14ª mais bonita do País.

Segundo dados do formulário anual do Ibram (Instituto Brasileiro de Museus), Ubatuba foi em 2018 o município da RMVPLN (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) que mais recebeu visitantes, ultrapassando a marca de pouco mais de 1,4 milhão.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?