Anunciado por Doria, monitoramento por drones reforça segurança

Medida deve ser colocada em prática ainda neste ano; PM e Polícia Civil passam por treinamentos no exterior de acordo com plano do governador

Governador Doria em evento que anunciou reforço no armamento da Polícia Militar (Foto: Reprodução PM)
Governador Doria em evento que anunciou reforço no armamento da Polícia Militar (Foto: Reprodução GESP)

Leandro Oliveira
Da Região

A segurança pública é assunto que preocupa as autoridades em todo o estado. As estatísticas criminais ainda apontam a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) como a região mais violenta do interior de São Paulo. O governador João Doria (PSDB) passou pela região neste mês e declarou que está colocando em prática medidas emergenciais para reforçar a segurança em todo território paulista.

Doria participou do encontro estadual de prefeitos, realizado em Campos do Jordão, no último dia 18, e revelou como projeta o reforço. “Temos oito oficiais da Polícia Militar em treinamento no exterior nesse momento, nos Estados Unidos, Israel, Inglaterra, Japão e Alemanha. Temos seis delegados líderes da Polícia Civil, também em treinamento no exterior. Concorrência de compra de armamentos internacional, não apenas mais nacional”, afirmou.

Segundo o governador, as frotas de veículos da Polícia Civil e Polícia Militar serão reforçadas ainda neste ano. Outra medida confirmada por Dória é a implantação da DronePol, ação que foi implantada pela Prefeitura de São Paulo em 2017, em conjunto com a Guarda Civil Metropolitana.

Em abril deste ano, Dória confirmou que o custo operacional dos drones da DronePol no estado é 140 vezes menor do que o custo operacional de patrulhamento de helicópteros.

Dessa vez, na região, o governador ressaltou a medida. “No próximo dia 10 de novembro vamos lançar a DronePol, a Polícia dos Drones. São 110 drones de alta tecnologia voando em todo o estado, começando pelos Baeps (Batalhões de Ações Especiais da Polícia) e Caeps (Companhia de Ações Especiais da Polícia). Na região, Taubaté conta com uma unidade do Caep e deve receber os drones para o policiamento aéreo.

Doria citou ainda que a integração entre as polícias deve ser feita de maneira mais constante. Promessa de campanha no ano passado, o fortalecimento da segurança pública foi ressaltado pelo governador, que garantiu ainda que as forças policias terão carros blindados em março do ano que vem.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?