Segundo Festival da Içá agita final de semana em Silveiras

Com 12 barracas, evento conta com seis pratos diferentes como farofa, arroz, churros e empada

A farofa da Içá, prato típico de Silveiras que agora ganha o acompanhamento de outras iguarias no festival (Foto: Reprodução)
A farofa da Içá, prato típico de Silveiras que agora ganha o acompanhamento de outras iguarias no festival (Foto: Reprodução)

Da Redação
Silveiras

A Prefeitura de Silveiras realiza neste fim de semana o segundo Festival da Içá, no Rancho do Tropeiro. O evento, que começou na última sexta-feira e segue até domingo, conta com shows, comidas típicas, artesanato e lançamento de livros de escritores silveirenses.

O evento conta com uma programação de shows e lançamento de livros, além das comidas típicas. Neste sábado a festa começa às 19h com lançamento dos livros “Travessia”, de Edmundo Carvalho e “Enquanto Durmo” de Pedro Henrike Bueno. Às 21h show com Marcello Nanáh, e às 23h Frank Salles fica encarregado de animar o resto da noite.

No domingo o festival começa às 10h com apresentação da Orquestra de Violas Aviba. A partir das 12h é a vez do Grupo Tradição do Vale, e finalizando a programação, às 14h, show com Banda 8 Segundos.

Segundo o secretário de Esporte, Lazer, Turismo, Cultura e Eventos, Leandro Meirinho, para a festa, a Prefeitura contou com a participação da Comtur (Companhia Municipal de Turismo de Ubatuba) e a Aspa (Associação Silveirense de Produtores de Artesanato). “Teremos barracas típicas, estrutura com tendas, mesas, cadeiras, banheiro químico e banheiro público. A Prefeitura ajuda na parte de estrutura, segurança, tenda, atrações e, em conjunto, a Aspa e o Comtur ajudam com uma coisa, alguns pagam uma parte das atrações, outros entram com funcionários, tudo é feito em conjunto com essas instituições”, explicou o secretário.

A expectativa do município é que passem pelo festival cerca de dez mil pessoas. Quem passar pela cidade encontrará 12 barracas com seis pratos diferentes com a Içá, sendo empada, farofa, arroz, churros, entre outros. “Ano passado a associação que trabalhou vendendo farofa de Içá comprou sessenta quilos, agora eles estão preparando para um número maior, acredito que o dobro, porque esse ano teve uma divulgação maior”, contou Meirinho.

Segundo Meirinho, a época da Içá costuma ser entre outubro e novembro, quando começa a esquentar e cair as chuvas, e a terra fica mole e ela sai para formar os formigueiros.

Além do Festival da Içá, Silveiras conta com outras festividades durante o ano como o Carnaval, Festa do Tropeiro, a “Tropeireta” festival de marchinhas caipira, Réveillon, Festa do Peão e Festa da Broa.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?