Vacinação antirrábica é suspensa por falta de insumos

Cães e gatos são o foco da vacinação antirrábica, que neste ano foi suspensa no estado (Foto: Arquivo Atos)

Da Redação
RMVale

A Campanha de Vacinação Antirrábica foi suspensa pelo Governo do Estado de São Paulo. Com a decisão, os municípios não receberão as doses da vacina para realização da campanha em massa de cães e gatos.

De acordo com o Instituto Pasteur, vinculado à secretaria Estadual de Saúde, há uma impossibilidade de repasse mensal de doses da vacina antirrábica em quantidade suficiente para cobrir a demanda. O atendimento, sob responsabilidade do Ministério da Saúde, o manterá o estoque estratégico apenas para o bloqueio de foco de eventuais casos de raiva.

O instituto destacou ainda que o desabastecimento do material foi motivado pelo atraso no repasse feito pelo Ministério da Saúde, que atribui o problema à crise sanitária imposta pela pandemia do novo coronavírus.

Os donos dos pets que tiverem condições devem procurar um clínica veterinária para aplicação da vacina os animais.

A raiva é um vírus zoonose, ou seja, que pode ser transmitido do animal para o homem. Ainda que seja considerada incomum nos dias de hoje, gera muitas preocupações pois é fatal em quase 100% dos casos. A doença contagiosa é transmitida através da saliva de animais contaminados, por isso, sua principal forma de propagação é a mordida.

A vacina antirrábica é a única forma de prevenção e é vista como uma questão de segurança para os animais e para todos que convivem com ele.

Compartilhar é se importar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?