Pinda investiga segunda morte suspeita por Covid-19 e confirma contaminação de homem de Taubaté

Ainda sem respostas dos exames de idoso, Prefeitura orienta família para cuidados em meio ao crescimento dos números na região; caso confirmado entra para dados de cidade vizinha

A Santa Casa de Pindamonhangaba, onde idoso falecido estava em tratamento (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, no sábado (28), que a secretaria de Saúde está investigando o segundo caso de morte suspeita da Covid-19. Desta vez, o paciente se trata de um homem, de 74 anos, morador da zona rural. Neste domingo (29), um homem de Taubaté, que passa por tratamento em Pinda teve o registro confirmado da doença.

De acordo com informações da Prefeitura, o homem deu entrada ao Pronto Socorro Municipal no último dia 20, no dia seguinte, ele foi transferido para a Santa Casa de Misericórdia na Unidade de Terapia Intensiva, local em que faleceu na noite de sexta-feira (27). A família informou que o paciente não possuía histórico de viagem e também não havia tido contato com caso suspeito.

A testagem para Covid-19 foi feita devido aos sintomas de dor torácica, febre, tosse, fraqueza e dificuldade para respirar. Por este motivo, o caso e a morte são considerados suspeitos.

A secretária de saúde, Valéria dos Santos, afirmou que somente o Instituto Adolfo Lutz é credenciado pelo Estado para que as análises para coronavírus sejam realizadas. Ela destacou ainda que o governo do Estado está habilitando novos laboratórios para acelerar o processo de diagnóstico da doença. “Nos próximos 10 dias, ele (Estado) vai estar nos enviando alguns testes. Nós, de Pindamonhangaba já tomamos providência, e nos antecipamos inserindo no nosso contrato laboratorial os testes. Mas, como os testes são importados e ainda não existem lotes no Brasil, nós acreditamos que virão no mesmo lote do governo do Estado de São Paulo”.A Prefeitura destacou que mesmo sendo caso somente suspeito, e ainda aguardar resultado do exame, todas as precauções sanitárias foram tomadas e todas as orientações foram dadas à família.

Até o momento, Pindamonhangaba não tem nenhum caso positivo para o novo coronavírus. Na manhã deste domingo, o prefeito Isael Domingues (PL) publicou um vídeo informando a confirmação de contágio por coronavírus de um homem de 43 anos, morador de Taubaté. Ele passa por tratamento em um hospital particular de Pinda. De acordo com Domingues, o caso será registrado para Taubaté.

O Município tem 75 notificações, sendo 58 de moradores da cidade e 17 de outros municípios. Cerca de 60 casos seguem em investigação com recomendação de isolamento domiciliar e acompanhamento da Vigilância Epidemiológica. Oito pessoas estão hospitalizadas para tratamento médico, quatro casos já foram descartados, e com este óbito, Pinda soma duas mortes suspeitas. O outro falecimento, na madrugada de quinta para sexta-feira, foi de uma mulher de 57 anos. A Administração aguarda os resultados dos exames, enviados ao laboratório do Instituto Adolfo Lutz.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?