Cidades da região escolhem Conselheiros Tutelares

Em votação simultânea, eleição definirá novos representantes, que ficarão por quatro anos no cargo

foto conselho
Em Pinda, reunião ajustou últimos detalhes antes da votação de domingo (Foto: DC Pinda)

Leandro Oliveira

Região

Neste domingo (04) serão realizadas as eleições para conselheiros tutelares na região. O eleitor que quiser participar da votação deve comparecer ao local indicado pelo Conselho entre 8h e 17h e deve estar munido de título de eleitor, comprovante de residência e documento de identidade com foto. O trabalho realizado por esses conselheiros são de confrontamento à negligência de pais e responsáveis, violência física e psicológica, exploração sexual e qualquer outro meio de violação de crianças e jovens. A votação deste dia 4 será a primeira simultânea realizada em todo o país e elegerá 30 mil novos conselhos.

Os candidatos à vaga de conselheiro tutelar passaram por um processo de avaliação por meio de provas escritas e precisaram confirmar que trabalham, ou já trabalharam, previamente com jovens. O mandato de um conselheiro dura quatro anos e terá início no dia 10 de janeiro de 2016. O salário para quem for eleito pode chegar perto dos R$ 5 mil.

Segundo dados do Disque Direitos Humanos, somente no primeiro semestre deste ano foram recebidas mais de 66 mil denúncias de violações, sendo que pouco mais de 42 mil eram referentes à violência contra crianças e adolescentes. A principal denúncia relatada é de negligência dos pais ou responsáveis. Casos como esse registram 76,3% das denúncias. O Conselho Tutelar atua em episódios desse porte como orientador de famílias e protetor dos jovens.

Em Guaratinguetá, são 11 candidatos ao cargo. A votação será realizada na Casa do Puríssimo Coração de Maria, o Orfanato, no Pedregulho. Já em Aparecida, o ponto de votação será na escola Coteca. Em Pindamonhangaba são 12 candidatos. Os eleitores podem votar no Araretama, Cidade Nova, Castolira, Moreira César e Centro. Em Cachoeira Paulista a votação será na Câmara Municipal e apenas dois candidatos estão na disputa. Em Lorena, o número de candidatos é sete e os eleitores votam na Escola Milton Ballerini. Em Cruzeiro a votação será na escola Arnolfo Azevedo.

Em Pinda, a equipe que trabalha no processo de eleição participou de uma reunião para ajustar os últimos detalhes. Adriano Augusto Zanotti, presidente da CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), contou que a reunião foi realizada para “orientar as pessoas que irão trabalhar no dia da eleição, para que elas saibam como será o procedimento no dia, desde o momento que elas chegarem ao local e o prepararem, até como proceder em cada ocorrência que possa vir a ocorrer, inclusive o fechamento da urna, com o lacre para manter o sigilo e ter segurança e enviar para o Fundo Social”.

Seguindo o calendário de ações do Conselho Tutelar, depois da eleição e apuração será realizada a divulgação do resultado de escolha, por meio de publicação do Diário Oficial dos municípios, ou outro meio de comunicação.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?