Cidades da região criam programação especial para comemorar o Outubro Rosa

Movimento visa incentivar as mulheres a se prevenirem contra o câncer de mama

Fachada da Câmara Municipal de Cruzeiro - Outubro Rosa - Divulgação
Câmara Municipal de Cruzeiro já aderiu à campanha (Foto: Divulgação)

Elisabeth Almeida

Região

O mês de outubro é marcado no mundo inteiro pelo movimento Outubro Rosa, que visa estimular e intensificar os cuidados preventivos do câncer de mama, que de acordo com o Inca (Instituto Nacional do Câncer), estima- se que o Brasil terá 580 mil casos novos da doença até o final deste ano.

Pensando nisso, as prefeituras criaram uma programação especial para celebrar a chegada do mês que representa a prevenção e a luta de milhares de mulheres que enfrentam a doença. Disponibilizando exames, palestras e todo o suporte que as mulheres necessitam.

Em Pinda, durante todo o mês as UBs (Unidades de Saúde) realizarão a coleta de preventivo e mamografias. Além disso, todos os Cras’s (Centro de Referência de Assistência Social) vão realizar atividades voltadas para a prevenção do câncer de mama e do colo de útero.

Barbara Rodrigues é moradora da cidade e falou da dimensão da campanha, já que a mãe foi diagnosticada com a doença no início deste ano. “A prevenção é muito importante, por que mesmo que seja uma doença curável ou tratável, muitas mulheres têm complicações por descobrir a doença tardiamente, por falta de informação”.

“A campanha faz com que a gente se lembre de não ter vergonha de explorar nosso corpo com as mãos, já que o tumor pode ser sentido na maior parte dos casos. Além do incentivo às idas ao ginecologista, mamografias anuais e ultra-sonografia. Tudo isso faz diferença”, finalizou Barbara.

Em Cruzeiro, a Câmara Municipal já aderiu à campanha, que usa a iluminação de cor rosa em monumentos, prédios públicos, pontes e teatros a fim de chamar a atenção para a causa e conscientizar a população.

Segundo o presidente da Casa, Diego Miranda (PSDB), a participação do poder público é primordial, já que a prevenção faz parte da promoção da saúde dos moradores. “Este tipo de ação não requer a aplicação de muitos recursos financeiros e ao mesmo tempo lembra a importância de que as mulheres estejam atentas aos sinais do câncer de mama”.

Já em Lorena, as atividades começaram neste sábado, e ocorre das 8h às 14h, no Inamps (Ambulatório Médico de Especialidades II). Contará com os serviços de glicemia, avaliação nutricional, testes rápidos de HIV, Sifilis e hepatites virais, palestras e orientações. Além dos exames de mamografia e papanicolau.

Para participar é preciso fazer o agendamento na Unidade de Saúde de seu bairro e levar o cartão do SUS no dia do exame.

Campanha Pense Rosa – Esta é uma campanha ministrada pela Orientavida, ONG (Organização Não Governamental) de Potim que, assim é uma extensão do Outubro Rosa no Brasil, e nasceu da necessidade de conscientizar e divulgar a importância da detecção precoce do câncer de mama e dos direitos da mulher de realizar o exame de mamografia pelo do SUS.

A ONG e a campanha são dirigidas por Maria Celeste de Castro Chad, que supervisiona e dá orientações em ações da campanha, como caminhadas e palestras, por exemplo.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?