Ubatuba avança em processo de implantação de água no Angelim

Sabesp concluí instalação de tubulações; melhoria contempla 179 famílias carentes

Centro de tratamento Sabesp em Ubatuba; cidade amplia atendimento para o bairro Angelim (Foto: Reprodução PMU)

Lucas Barbosa
Ubatuba

Depois de mais de duas décadas de espera em Ubatuba, os moradores do loteamento Angelim estão próximos de começarem a contar com água tratada nas torneiras de suas casas. Viabilizada após a regularização do bairro, a implantação da rede de canalização foi concluída na última semana e beneficiará em breve 179 famílias de baixa renda.

Ocupado cladestinamente no fim da década de 1990 na região do bairro Taquaral, o loteamento Angelim foi contemplado por um programa municipal de regularização fundiária, o “Ubatuba Legal”, no fim do primeiro semestre de 2018 após ordem do prefeito Délcio Sato (PSD). A iniciativa buscava atender uma antiga reivindicação das famílias do local, que historicamente conviviam com uma série de transtornos já que não podiam contar com energia elétrica, água tratada e rede de esgoto em suas moradias irregulares. Após pouco mais de um ano de trabalhos técnicos, como estudo topográfico da área e cadastramento dos residentes, e demais trâmites burocráticos necessários, o Angelim foi regularizado em junho do ano passado. Reconhecido na sequência como bairro pelo Cartório de Registro de Imóveis de Ubatuba, o Angelim teve como primeiro benefício a implantação do sistema de energia elétrica em suas vias e moradias.

Já em fevereiro de 2020, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) iniciou as instalações das redes de canalização de água, que contam com tubulações de 2,5 km, orçadas em aproximadamente R$ 130 mil. Na última sexta-feira (8), a Companhia implantou os primeiros hidrômetros (aparelho de medição do volume de água fornecido) do bairro. A ação foi acompanhada por Sato, membros do Executivo e representantes da Companhia.

De acordo com a Sabesp, o próximo passo será a instalação dos cavaletes (peça que possibilita a colocação do hidrômetro e filtros) nas 179 moradias contempladas. A expectativa é que o serviço seja concluído até o início de junho.

As famílias do Angelim que ainda não realizaram oficialmente o pedido de instalação da rede de água em suas residências, devem entrar em contato o mais breve possível com a Sabesp através do telefone 08005-50195. O serviço pode também ser solicitado pelo site oficial da companhia, o sabesp.com.br.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?