Salões, barbearias e óticas ganham aval para receber clientes em Aparecida

Medida limita atendimentos individuais em cada estabelecimento; serviços são considerados essenciais e proprietários devem manter portas fechadas de pontos

Santuário Nacional de Aparecida; serviços de salões, barbearias e óticas são incluídos na lista de essenciais (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Leandro Oliveira
Aparecida

Salões de beleza, barbearias e óticas podem atender clientes em Aparecida. A abertura de concessão, entretanto, restringe para que os atendimentos aconteçam individualizados em cada estabelecimento. Os serviços foram incluídos na lista de essenciais. As demais lojas que não se encaixam nesse quesito devem, de forma obrigatória, permanecer fechadas.

A liberação para esses três serviços foi concedida após nota publicada pela Prefeitura. O setor de Justiça e Cidadania determinou que, mesmo durante os atendimentos, as portas de salões, barbearias e óticas, devem estar fechadas.

Apenas um cliente poderá entrar por vez em cada um desses estabelecimentos. “O decreto mantém a situação das atividades essenciais, principalmente com relação ao salão de beleza e a ótica, que foi emitida uma nota de que o salão continua fechado, mas ele pode atender de forma individual sem abertura das portas, mantendo as regras da vigilância sanitária e Ministério da Saúde”, explicou o secretário de Justiça, Jeferson Monteiro. A mesma medida se estende para barbearias e óticas.

O uso de máscaras passou a ser recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo. Vizinha de Aparecida, a cidade de Guaratinguetá determinou a obrigatoriedade da utilização do equipamento de proteção para clientes e funcionários de estabelecimentos essenciais, como supermercados, padarias, farmácias, postos de gasolina, mercearias e outros. Em Aparecida, a Prefeitura não impôs a determinação e apenas recomenda.

“É recomendado que use máscaras. Em Aparecida não determinamos a utilização, a obrigatoriedade, como foi feita em outras cidades. A gente recomenda a utilização das máscaras, de luva, e o atendimento individualizado e com hora marcada, para evitar o eventual contágio do Covid19. No mesmo sistema a questão da ótica, atendimento individualizado e entrega com hora marcada, dos óculos ou da lente de contato”, concluiu.

Guaratinguetá – De acordo com o secretário de Segurança Pública, Marco Antônio ‘Major’ Oliveira, no município não há prerrogativa até o momento que libere o funcionamento de salões de beleza, barbearias e óticas, como houve em Aparecida. Esses estabelecimentos, em Guará, não estão incluídos na lista de funcionamentos essenciais.

Taubaté – Com cinco mortes suspeitas e uma confirmada até esta quinta-feira, Taubaté publicou um novo decreto na última terça-feira, prorrogando a quarentena, em ação que seguiu determinação de Doria, estendendo a lista de serviços considerados essenciais também para salões de beleza e barbearias. O atendimento seguirá, desde que os estabelecimento cumpram as regras de impostas pela ação anti-Covid-19.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?