RMVale ultrapassa marca de 95 mil pessoas vacinadas com primeira dose contra Covid-19

São José dos Campos é a cidade em que mais doses foram aplicadas; Aparecida é a que mais vacinou em relação ao tamanho da população

Vacinação a idosos de Cachoeira Paulista; região ultrapassa 95 mil aplicações contra a Covid-19 (Foto: Reprodução PMC)

Thales Siqueira
RMVale

De acordo com dados divulgados pelas prefeituras e pelo Estado, a RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) ultrapassou a marca de 95 mil pessoas vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 (3,74% da população).

Nessa semana foi iniciada a vacinação de idosos acima de oitenta anos.

Na capital paulista, a imunização contra o coronavírus começou no dia 17 de janeiro, logo após a aprovação emergencial da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) à Coronavac, imunizante fabricado em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês, Sinovac.

Após três dias, as cidades da região também deram início ao processo de vacinação com a técnica de enfermagem Juliana Santos, que recebeu a primeira dose no Hospital Regional de São José dos Campos, cidade da RMVale em que mais doses da vacina foram aplicadas (ao todo 30.674 pessoas tomaram a primeira dose e 4.751 a segunda), um percentual de mais de 35% do total de doses dadas em todo a região.

Taubaté ocupa a segunda posição do ranking com 13.787 aplicações (14% da região). Fecham o “Top 5” da vacinação, Jacareí com 8.968 vacinas, Pindamonhangaba com 6.429 e Guaratinguetá com 5.210.

Na comparação proporcional ao número de habitantes, Aparecida ocupa o primeiro lugar da classificação das cidades que mais vacinaram (dados da primeira dose) 5,95% dos aparecidenses já foram vacinados (2.152 doses).

Drive thru em Cruzeiro; cidades investem no sistema para atender idosos (Foto: Reprodução PMC)

Em Cachoeira Paulista, a porcentagem de vacinados é 4,77% (1.589). Na sequência, Lagoinha com 4,66% (228), Lorena com 4,55% (4.039), Ilhabela com 4,53% (1.585).

Taubaté ocupa a sétima posição com 4,38% da população vacinada.

Guaratinguetá em oitavo com 4,28%, São José dos Campos em nono com 4,25%. Em seguida, Tremembé com 4,24% (duas mil doses), e Piquete com 4,12% (563).

São José dos Campos – Na última segunda-feira (15), após a vacinação ser suspensa por falta de doses, o Governo do Estado cobrou maior transparência da Prefeitura na imunização contra a Covid-19, afirmando que o município é o único do estado que não tem fornecido os dados pelos canais oficiais e preenchido o cadastro nominal de pessoas em que foram aplicadas as doses.

Todas as cidades paulistas são obrigadas a incluir as informações na plataforma VaciVida, criada para acompanhar quem são os imunizados, número e necessidade de novas doses conforme o público-alvo.

Redução – A média móvel de novos casos na RMVale registrou uma queda na última semana. São 873 novos casos por dia. Em comparação com a média de duas semanas atrás era 1.662, uma queda acentuada de 47%.

Já a média móvel de mortes saiu da estabilidade. A média atual é 15,14. Há duas semanas era 18,29, uma queda de 17,19%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?