RMVale tem suspensão de cortes de energia elétrica por noventa dias

Medida adotada pela Aneel abrange concessionários de todo o país; ação tem foco o auxílio de famílias que lutam contra a Covid-19

Serviço da EDP, distribuidora de energia elétrica na RMVale; concessionários do país estão suspensas de cortar energia (Foto: Reprodução EDP)

Rafaela Lourenço
RMVale

Após uma determinação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), as concessionárias de energia elétrica do país estão proibidas de suspender o fornecimento do serviço por falta de pagamento em um prazo de noventa dias. Hospitais, centros de saúde e todas as residências da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) serão beneficiadas.

A ação de apoio ao enfrentamento à pandemia do novo coronavírus teve uma resolução normativa do órgão regulador deliberada no último dia 24. A EDP, distribuidora de energia elétrica que atende à RMVale, Guarulhos e Alto Tietê aderiu ao serviço e não cortará as contas de luz durante o prazo estabelecido.

Em nota, a empresa enfatizou que além de beneficiar os clientes considerados essenciais como os hospitais e unidades de saúde com atendimento à população, os clientes residenciais da área de concessão também poderão optar por não pagar a conta nos respectivos meses. Mas também alertou que apesar da opção de adiar os débitos, o consumo de energia continuará sendo cobrado normalmente no período.

De acordo com o diretor da EDP, Marney Antunes, a empresa está reforçando o comprometimento para contribuir e garantir a segurança do sistema elétrico brasileiro durante a crise da Covi-19. “Por se tratar de um serviço de concessão federal, todas as medidas orientadas pela Aneel, órgão regulador, já estão implementadas na área de atuação da Companhia e o cenário continuará sendo acompanhado junto às autoridades do setor”.

A Aneel reforçou ainda a importância dos pagamentos mensais, pois a cobrança continuará sendo realizada e o consumo consciente e racional serão necessários durante o isolamento social, que mantém mais pessoas dentro de casa e com aparelhos domésticos ligados. “A fatura de energia elétrica é formada a partir dos custos de toda a cadeia do sistema elétrico brasileiro (geração, transmissão e distribuição de energia), além de impostos e tributos que garantem que o estado possa utilizar os recursos para implementar políticas públicas e, neste momento, para combater o novo coronavírus”, trecho da nota da EDP.

Os clientes interessados em parcelar débitos ou receber as contas virtualmente, devem acessar o site edponline.com.br ou utilizar o aplicativo EDP Online, disponível em todas as plataformas digitais.

Na região, a Prefeitura de Potim foi a primeira a anunciar a medida para a população local, mas destacou que a medida válida desde o dia 24 não extingue a necessidade do pagamento. “Pedimos para que aqueles que estão podendo quitar, que paguem normalmente, por uma questão de cidadania, para que os serviços sejam mantidos para todos e os profissionais desses serviços tenham seus salários (trecho da publicação oficial)”.

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?