Prefeituras da região negociam compras de testes para coronavírus

Pinda adquiriu mil exames; Guaratinguetá confirma compra e Aparecida analisa

Santa Casa de Guará; cidades da região buscam compra de testes para detectar o vírus. (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Leandro Oliveira
RMVale

Enquanto o principal laboratório para realização de exames de coronavírus, o Adolfo Lutz, de São Paulo, tem uma grande demanda, prefeituras da região confirmaram aquisição e possibilidade de compra de testes para detectar o vírus. Após Pindamonhangaba, agora é Guaratinguetá que encaminha a compra dos testes rápidos.

Em Pinda, foram adquiridos mil testes que serão aplicados em pacientes internados com suspeita de Covid-19. Os resultados dos exames são obtidos poucos dias após a coleta do material genético do paciente. Apenas pessoas internadas estão sendo examinadas, de acordo com a secretária adjunta de Saúde, Mariana Freire.

“Assim que houver indicação de internação, faremos a coleta e vamos encaminhar para um laboratório em São Paulo fazer a análise e o resultado deve ser liberado em poucos dias. Com o resultado, se for negativo, o paciente já estará liberado para sair do isolamento e receber o tratamento. Da mesma forma, se for positivo, permanecerá em isolamento e terá o devido tratamento”, explicou. O município tem cinco casos confirmados além de uma morte diagnosticada por Covid-19.

Com três casos confirmados e quatro mortes suspeitas, Guaratinguetá também fará a aquisição de testes, através de um acordo com um dos hospitais do município e pode ser renovado, caso haja necessidade. A secretária municipal de Saúde, Maristela Macedo, confirmou que serão comprados duzentas unidades de exames iniciais.

“O Município fez a opção de comprar, numa parceria com a Santa Casa de Guaratinguetá, a princípio 200 exames num investimento de R$ 48 mil. Mas esse convênio pode ser estendido de acordo com a necessidade dos dois hospitais e da rede municipal”, detalhou.

Além da Santa Casa, o Hospital Frei Galvão também recebe pacientes com suspeita de coronavírus.

A Prefeitura de Aparecida informou, por meio de nota, que está em processo de compra de testes para constatação de coronavírus. O Executivo, no entanto, não soube informar sobre a quantidade de testes e valor que pode ser investido. O município não tem nenhum caso confirmado de Covid-19 e já recebeu cinco resultados de exames, que deram negativo.

“Estamos monitorando apenas quatro pessoas que seguem em isolamento domiciliar. O paciente (de Potim) que está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa aguarda resultado do exame, e o óbito (morador de Roseira) também aguarda resultado”, concluiu o comunicado.

As prefeituras de Cruzeiro, Lorena e Cachoeira Paulista foram procuradas para responder sobre a compra de testes para Covid19, mas não responderam até o fechamento desta edição.

Litoral – A Prefeitura de Ubatuba informou que aguarda a entrega de testes para coronavírus, que serão enviados pelo Ministério da Saúde. De acordo com o departamento de comunicação, os exames chegam na próxima semana. A cidade tem até o momento um caso positivo de Covid19.

A Prefeitura de Caraguatatuba confirmou que segue os critérios para aplicação dos testes rápidos. “O Ministério da Saúde pretende disponibilizar gradualmente testes rápidos para detecção de anticorpos contra Sars-Cov-2 aos serviços de saúde, recomendando sua realização em pessoas sintomáticas que se enquadrem em uma das seguintes categorias. Trabalhadores de serviços de saúde em atividade, segurança pública em atividade, pessoa com diagnóstico de síndrome gripal que resida no mesmo domicílio de um profissional de saúde ou de segurança pública em atividade. O município adquiriu uma pequena remessa de testes esta semana que estão sendo aplicados nos profissionais de saúde que estão em quarentena. A maior dificuldade é conseguir fornecedor para efetuar compra”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?