Pinda chega a 28 casos e Lorena tem novo decreto após 25ª confirmação de Covid-19

Juntas somam 53 pacientes infectados pelo novo coronavírus; quarentena é reforçada como medida de prevenção

Moradora de Lorena usa máscara, em proteção contra a Covid-19; cidade chega a 25 confirmações (Foto: Marcelo A. dos Santos)

Bruna Silva
RM Vale

O combate ao coronavírus continua intenso na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), com avanço da doença acompanhando o salto nacional. Pindamonhangaba e Lorena desde o início da quarentena, em março, tem 28 e 25 casos confirmados, respectivamente; os dois municípios somam juntos quatro mortes.

A última confirmação da Covid-19, em Pinda, foi divulgada nesta segunda-feira, com o caso de uma mulher de 56 anos, que esteve em viagem para o México. A paciente fez exames ainda no final de março, se recuperou e recebeu alta. No sábado, outra mulher, de 33 anos, teve a confirmação para Covid-19. Ela trabalha no comércio local e segue internada na enfermaria de uma rede particular para auxílio médico. O quadro é estável.

O município tem seis pessoas internadas em UTI (Unidade de Terapia Intensiva) e seis na enfermaria em hospitais públicos e particulares. Recentemente, o prefeito, Isael Domingues (PL), anunciou a chegada de mais 3,2 mil testes rápidos para a identificação da doença. A secretaria de Saúde contou que mais de vinte bairros tenham pacientes suspeitos ou confirmados, entre eles Vila Rica, Vista Alegre, Jardim Eloyna e Lessa.

Com 25 confirmações, Lorena registrou seis casos confirmados no último domingo (10) e três nesta segunda-feira. A Prefeitura destacou que duas pessoas fazem o isolamento social em casa, conforme recomendação e cinco permanecem hospitalizadas, sendo quatro internações na UTI.

A orientação das gestões municipais é de que a população permaneça em casa o maior tempo possível para que o distanciamento social seja eficaz, e caso seja preciso sair, use máscara de proteção e mantenha a higienização constante das mãos.

Decretos – As medidas do governador João Doria (PSDB), sobre uso obrigatório de máscaras e prorrogando a quarentena até o próximo dia 31, devem ser seguidas pelas duas cidades. O prefeito de Lorena, Fábio Marcondes (sem partido), publicou um decreto com normas para uso de máscaras obrigatórios dentro de estabelecimentos, órgãos públicos e Transporte público, além das máscaras de proteção e autorização somente para a venda e comercialização de produtos alimentícios nas feiras livres, vedado o consumo no local. “… Vale ressaltar que é obrigatório o uso de máscaras pelos feirantes e que, em caso de descumprimento, estará o infrator sujeito, conforme o caso, às penas previstas…”.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?