Pinda altera atendimentos na saúde para pacientes de coronavírus

Unidades recebem somente casos de urgência e emergências; consultas de rotina e análise de exames laboratoriais estão suspensas

Santa Casa de Pinda; saúde altera atendimentos durante quarentena (Foto: Bruna Silva)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

A Prefeitura de Pindamonhangaba anunciou, na última semana, que somente serviços de saúde de urgência e emergência estão autorizados a funcionar durante o período de quarentena. A intenção é de evitar a exposição de pessoas e diminuir o risco de contágio na cidade que tem casos de contaminação comunitária.

Segundo informações da administração, atendimentos como psicólogos e clínicas médicas só poderão ser realizados em casos de extrema necessidade ou de tratamento contínuo, como de pacientes diabéticos ou psiquiátricos. “O propósito de todas as nossas ações e decretos é salvar vidas”, afirmou a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.

Estão autorizados a funcionar na área saúde em casos necessários: médicos, dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, podólogos e óticas. Farmácias, laboratórios de análise e diagnósticos permanecem abertos, mas com restrições sanitárias.

Ainda no último mês, o Município suspendeu os atendimentos nas unidades de saúde dos bairros, incluindo aqueles que estavam previamente agendados. Os locais estão abertos somente para receber pessoas em livre demanda com suspeitas de coronavírus ou dengue. O Laboratório Central também suspendeu as coletas de exames rotineiras. Ele passou a atender somente casos de urgência como dengue, hemodiálise, quimioterapia, controle de coagulação e gestantes com encaminhamento médico. De acordo com a pasta responsável, os exames de BHCG – que identifica gravidez – são coletados das 13 às 15h, e a análise de curva glicêmica, realizada no último trimestre de gestação, também será colhida em menor escala. 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?