Pelo segundo ano consecutivo, Festa de São Benedito é cancelada em Aparecida

Celebrações religiosas em preparação ao dia do santo são mantidas; medida atende protocolo contra a Covid-19

Imagem do santo católico durante a festa, que mais uma vez não terá celebrações populares devido à pandemia (Foto: Marcelo Augusto dos Santos)

Marcelo Augusto dos Santos
Aparecida

A pandemia do novo coronavírus continua a prejudicar também o calendário turístico/religioso de Aparecida. Pelo segundo ano consecutivo, a Festa de São Benedito não contará com a parte recreativa, programada para abril. A medida atende os cuidados para evitar uma nova propagação da Covid-19. Apesar da suspensão das atividades festeiras da 112ª do evento, as celebrações da novena em homenagem ao “santo cozinheiro” estão mantidas.

A decisão foi anunciada em carta aberta publicada pela Arquidiocese de Aparecida, no final da tarde desta quinta-feira (10), explicando o motivo para o cancelamento da festa, que chega a atrair até trezentas mil pessoas de todo Brasil, além de fiéis de outros países. “Diante da situação que se encontra a saúde da população por conta do Covid-19 e pela falta da distribuição em massa da vacina até o momento, não acontecerá a Festa de São Benedito 2021. Preservaremos a parte religiosa, obedecendo o protocolo de saúde e prevenção ao coronavírus, determinados pelos Órgãos Públicos do Município e do Estado (trecho da carta aberta)”.

O documento segue, destacando “… não autorizamos ninguém em nome da Igreja (arcebispo, pároco e vigário paroquial), dos Reis, da Irmandade de São Benedito e dos Guardiões ou a quem possa interessar, a convidar grupos de congadas, moçambiques e outras modalidades culturais”.

Com a decisão, a comemoração, realizada desde 1909, continuará sem a distribuição de doces, desfiles das congadas e cavalaria, além da tradicional procissão e os shows.

Essa não será a primeira edição afetada pela ação da Covid-19. Programada para abril deste ano, a 111ª também não contou com os festejos. No começo deste ano, a DRS (Diretoria Regional de Saúde) do Vale do Paraíba recomendou que Aparecida e os hoteleiros do município suspendessem as romarias com destino à cidade.

Na época, a Prefeitura acatou o pedido. Além da Festa a São Benedito, missas e eventos religiosos realizados no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida ficaram impedidos por cerca de sete meses.

Santos Reis – O Encontro Nacional de Companhia de Reis que aconteceria no mês de janeiro em Aparecida também foi cancelado para o próximo ano devido à pandemia. Neste ano, o evento foi realizado entre os dias 17 a 19 de janeiro, com apresentações das Companhias de Reis, sempre na praça Benedito Meirelles, local também dos shows preparados especialmente para o evento.

Pandemia – De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Aparecida na tarde desta quinta-feira, a cidade já havia registrado 653 casos confirmados de Covid-19, com 612 recuperados e 21 mortos. Entre os casos suspeitos, 86 seguem isolados e uma morte aguarda resultado dos exames.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?