Estado libera 104 respiradores; 31 para a região

Ação possibilita que Lorena, com dez novos aparelhos e Cruzeiro com cinco ampliem leitos de UTI no combate à pandemia

Respiradores são aposta do Estado para ampliar estrutura em hospitais da região contra o Covid-19 (Foto: Reprodução)

Lucas Barbosa
RMVale

Buscando dar condições para a ampliação de leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) no interior em meio à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Governo do Estado distribuiu nesta terça-feira (16) 104 respiradores para hospitais de 17 municípios. Na RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), além de São José dos Campos e Taubaté, Cruzeiro e Lorena foram contempladas com os novos equipamentos.

Em nota oficial, o Estado revelou que a Santa Casa de Lorena recebeu dez respiradores, possibilitando as implantações de mais dez leitos de UTI no hospital.

Contabilizando cinco mortes e 115 moradores infectados, o município possui vinte leitos destinados para o atendimento de casos graves de Covid-19.

De acordo com o boletim epidemiológico, divulgado pela Prefeitura de Lorena na tarde desta terça-feira, dos cinco pacientes que seguem internados, quatro estão na UTI e um no setor clínico. Entre os casos mais graves, três permanecem no hospital particular Unimed e apenas um na Santa Casa.

Em nota oficial, a direção da Santa Casa de Lorena informou que os equipamentos foram alocados na nova UTI do hospital, que está em funcionamento desde o último dia 20. O setor entrou em atividade após apoio da atual gestão municipal, comandada pelo prefeito Fabio Marcondes (sem partido), que investiu R$ 300 mil na conclusão da reforma do local e no custeio da equipe de técnicos de enfermagem, enfermeiros e médico intensivista por três meses até o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde).

A direção do hospital revelou ainda que com o recebimento destes aparelhos, os que estavam sendo utilizados na nova UTI “serão novamente remanejados dentro da instituição nas diversas clínicas onde devido à baixa demanda das outras especialidades, pudemos trabalhar desta forma (trecho da nota)”.

Além da taxa de ocupação, Santa Casa de Lorena não revelou se ampliará o número de leitos de UTI.

Já Cruzeiro, recebeu do Estado cinco respiradores, tendo condições para a abertura de mais cinco novas vagas de UTI na Santa Casa, que conta com vinte leitos para casos graves. O número atual de unidades foi atingido em 8 de maio, após a Prefeitura concluir a reforma da antiga enfermaria masculina do hospital municipal e a entrega de dez leitos, equipados com respiradores.

O município possui ainda 140 leitos de enfermaria para casos de menor complexidade, distribuídos pela Santa Casa, Cisa (Centro Integrado de Saúde) e no Hospital de Campanha.

Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Prefeitura de Cruzeiro, a cidade contabiliza 41 casos de novo coronavírus e oito mortes, sendo quatro de cruzeirenses e quatro de moradores de cidades vizinhas. Dos casos confirmados, apenas um paciente segue internado na UTI da Santa Casa.

A reportagem do Jornal Atos solicitou um posicionamento da Prefeitura de Cruzeiro sobre a possibilidade e prazos para a possível abertura de mais leitos de UTI na Santa Casa, mas nenhuma resposta foi encaminhada até o fechamento desta edição.

Comandada pelo governador João Doria (PSDB), a atual gestão estadual encaminhou também quatro respiradores para a Santa Casa de São José dos Campos e outros 12 para o Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Os demais equipamentos foram distribuídos pelas cidades de: Campinas (10), Cubatão (7), Itupeva (3), Guarujá (7), Guarulhos (9), Itapecerica da Serra (5), Jaguariúna (2), Mogi Guaçu (5), Piracicaba (5), São João da Boa Vista (5) e Valinhos (5).

Doria explicou que a distribuição dos respiradores foi feita de forma técnica, levando em conta os locais com maior demanda de internações por Covid-19 e estrutura para novos leitos, permitindo ampliação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. “Tínhamos, antes da pandemia, 3.500 e agora temos 7.610 leitos de UTI. É um número recorde de unidades de terapia intensiva. Isso faz muita diferença no sistema de proteção preventiva e tratamento para a saúde dos brasileiros de São Paulo”, destacou o governador.

Efeito – A ampliação das vagas de UTI poderá contribuir para a flexibilização da reabertura das atividades econômicas em diversas regiões do estado, já que a taxa de ocupação de leitos a cada cem mil habitantes é um dos critérios do “Plano SP”.

O programa avalia semanalmente os indicadores de saúde das 17 regiões de São Paulo, que em caso de melhora em seus índices são autorizadas a avançarem para a fase seguinte de flexibilização dos ramos comerciais em 14 dias. Em contrapartida, se os números de mortes e taxa de ocupação de leitos crescerem, as regiões são obrigadas a regredirem uma fase em sete dias.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?