Estado e prefeitos discutem avanços na economia e saúde do Vale Histórico

Reunião debate elaboração de plano de desenvolvimento financeiro; municípios cobram construção de hospital regional

Reunião entre prefeitos e Vinholi, com debate sobre investimento na saúde do Vale Histórico (Foto: Reprodução Gesp)

 

Da Redação

RMVale

 

Buscando alternativas que impulsionem o desenvolvimento econômico da região do Vale Histórico, prefeitos de oito municípios se reuniram, na última segunda-feira (8), com representantes do Governo do Estado. Durante o encontro em São Paulo, a comitiva reforçou também o pedido de construção de um hospital regional.


Além do secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, e do deputado federal, Eduardo Cury (PSDB), a reunião no Palácio dos Bandeirantes contou com as presenças dos prefeitos de: Arapeí, Rene Gonçalves (PSDB); Areias, Paulo Coutinho (MDB); Bananal, William Silva (Republicanos); Cruzeiro; Thales Gabriel Fonseca (PSD); Lavrinhas, José da Silva (PP), São José do Barreiro, Alexandre Braga (PSDB); Silveiras, Guilherme Carvalho (PSDB) e Queluz, Laurindo Garcez (PSDB).


Vinholi abriu o encontro afirmando que o Estado busca contar com a parceria dos municípios na elaboração de um plano estratégico de ações que contribua para o fortalecimento econômico desta microrregião.


Na sequência, a comitiva do Vale Histórico e os representantes do Estado discutiram ideias como a criação de roteiros gastronômicos, feiras itinerantes de artesanato, rotas de ecoturismo e programas de apoio aos pequenos produtores rurais.

A Santa Casa de Cruzeiro, que hoje atende demanda de pacientes do Vale Histórico (Foto: Arquivo Atos)


Além de ressaltar a importância da reunião, o secretário de Desenvolvimento Regional afirmou que a pasta manterá contato com as novas gestões municipais para que a elaboração do plano de medidas seja concluída o mais breve possível. “O Vale do Paraíba é o espaço mais estratégico do Brasil, em termos de infraestrutura instalada, mão de obra qualificada e mercado consumidor. O Vale Histórico por sua vez tem valor e riqueza inestimável para a cultura do estado, precisamos promover o desenvolvimento e melhoria de vida da população daquela área” destacou Vinholi.


Já na segunda parte da reunião, os prefeitos reforçaram o pedido para que o Estado construa um hospital regional numa das oito cidades, já que os moradores enfrentam transtornos para se deslocarem às demais unidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte), localizadas em Caraguatatuba, São José dos Campos e Taubaté.


O prefeito de Cruzeiro demonstrou otimismo com a solicitação no setor de Saúde. “Apesar da construção do hospital regional ser uma solicitação antiga, a sensação que nos foi passada nesta reunião é que esse projeto caminha a passos largos para se tornar realidade, beneficiando cerca de 150 mil pessoas. Este encontro e a elaboração de um plano especial de desenvolvimento econômico evidenciam que o Estado ‘virou seu olhar’ para o Vale Histórico”, comemorou Fonseca.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?