Com Isael na UTI para tratamento de pneumonia, Piorino também é diagnosticado com Covid-19

Cidade que já registrou 623 casos enfrenta contaminação no primeiro escalão da administração municipal; vinte pessoas morreram após contágio pelo novo coronavírus

Isael Domingues e Piorino durante entrega de base da Guarda; prefeito e vice estão em tratamento contra Covid-19 (Foto Divulgação PMP)

Bruna Silva
Pindamonhangaba

O prefeito de Pindamonhangaba, Isael Domingues (PL), segue internado na Unidade de Terapia Intensiva da Santa Casa para tratamento da pneumonite causada pelo novo coronavírus. Apesar da hospitalização, a secretaria de Saúde afirmou que o estado de saúde dele é estável. Na manhã desta, o vice-prefeito Ricardo Piorino também foi diagnosticado com a doença.

Em nota, a Prefeitura informou que Piorino está em isolamento domiciliar e apresenta leves sintomas, como perda de paladar e olfato.

Servidores públicos que tiveram contato com o vice-prefeito nos últimos dias também farão testes e foram isolados até a divulgação dos resultados. A nota divulgada nesta manhã frisou que “os setores onde Piorino passou serão desinfetados e higienizados, seguindo o protocolo de saúde que vem sendo adotado em outras repartições da Prefeitura, em que houve caso positivo para Covid-19”.

Ainda na noite de quarta-feira, a secretaria de Saúde divulgou que o prefeito continua sob atenção na UTI da Santa Casa. A internação de Isael foi feita por indicação médica para monitoramento intenso do tratamento realizado. Foi iniciado o protocolo de tratamento da instituição, até o momento não houve complicações ou a necessidade de medidas invasivas. A pneumologista Mariah Prata, responsável técnica pelo enfrentamento da Covid-19 no munícipio, enfatizou que ele está respirando confortavelmente e utilizando baixas doses de oxigênio.

Domingues teve a confirmação da contaminação ainda na última semana, período em que se isolou para contenção do vírus. Ele afirmou, em vídeo, que listou as pessoas que teve contato recente para que pudessem fazer o teste.

Além de prefeito e vice, a secretária de Obras, Marcela Franco  e o secretário adjunto, Danilo Veloso também contraíram a doença e estão em tratamento isolado.

Pindamonhangaba sofre uma crescente de Covid-19 desde a segunda quinzena de junho, no mesmo período no último mês eram 125 confirmações. Segundo o último boletim da Vigilância Epidemiológica, 623 pessoas foram infectadas desde o início da pandemia. Nove delas seguem internadas, sendo cinco na UTI, outras 383 seguem em isoladas em casa; 211 estão recuperadas da doença. A cidade tem ainda 424 exames em análise, 17 desses pacientes estão hospitalizados. A Covid-19 matou 20 pessoas em Pindamonhangaba, 11 óbitos aconteceram nos últimos 30 dias.

A secretaria de Saúde voltou a reforçar a necessidade do distanciamento social para a contenção enfermidade, entretanto o Simi (Sistema de Monitoramento Inteligente) do Governo do Estado apontou que o índice de isolamento está em 45%.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?