Os Bastidores da Política

Rotatória do ciúmes

Marcos Evangelista
Marcos Evangelista

A solenidade que marcou o início das obras do anel viário do Village Santana e a importante construção de uma rotatória no local, gerou o maior ‘ba-fa-fa’ na patuleia de Guará, por conta do discurso do vereador Marcos Evangelista sobre a ‘paternidade’ da obra.

Pelo óbvio, até as crianças de pré-escola sabem que obras são executadas pelo prefeito, menos o fã clube do vereador do PSDB que se levantou em protestos contra os vereadores Marcelo Coutinho, João Pita e Pedro Sannini, por serem mencionados pelo prefeito Marcus Soliva, como os articuladores da indicação do convênio de R$ 545 mil para execução da obra.

Perguntem a ‘galinha d’angola!!!

Quem não conhece…
…compra Quem diria que após ter seu mandato cassado por improbidade administrativa na Câmara de Piquete em 2009, o ‘persona’ voltaria a falar na tribuna da Casa, por passividade do atual comando do Legislativo. Nesta semana essa figura ganhou espaço para se fazer de vítima do processo transitado e julgado em que foi condenado e já o manteve inelegível por duas eleições.

Dança das cadeiras
A mudança de dois secretários da Prefeitura de Guará no início desta semana, rendeu assunto entre as viúvas políticas que fazem ponto no café da Praça Conselheiro. Tudo porque Miguel Sampaio saiu da secretaria de Governo para a pasta da Administração, enquanto Luiz de Carvalho fez o caminho contrário. Segundo o pessoal da ‘Casa de Vidro’, a substituição é meramente técnica, até porque, existem cerca de 400 projetos para entrar em execução, o que deverá transformar a cidade inteira num grande canteiro de obras e portanto, vai precisar da agilidade do Miguel…

Procedimento cirúrgico
E por falar em ‘dança das cadeiras’ na Prefeitura de Guará, corre na boca pequena que o prefeito Marcus Soliva prepara seu ‘bisturi’ para extirpar um ‘tumor infeccioso’ que se instalou sorrateiramente na administração e acabou ramificando em vários escalões do governo. Parece que a ideia é intervir agora através de um ‘procedimento cirúrgico’, antes que se transforme em um ‘câncer’ comprometendo mais gente….

Para raios
Com o pretexto de debater a questão da violência de Lorena na última sessão de Câmara, o vereador Elcio Vieira Junior na falta de quem ‘bater’, achou o colega Bruno Camargo pela frente, por ter se manifestado contrário a responsabilização do secretário municipal de segurança, já que a falha é do Estado. Bruno, num senso de coerência, puxou a votação contrária a iniciativa de Vieira em convocar a Prefeitura, na figura do titular da pasta no município, para servir de espetáculo no plenário do Legislativo no lugar do governo. A convocação foi rejeitada por 7 votos.

Direto na fonte
Enquanto as discussões sobre segurança de Lorena se perdem no Legislativo, o prefeito Fábio Marcondes cumpriu agenda com o secretário de Segurança Pública do Estado Mágino Alves, de onde veio com a promessa de reforços no contingente das policiais Civil e Militar. Outro fato positivo para reduzir os índices de criminalidade, foi o agendamento do envio da Rota e de várias operações através do BAEP – Batalhão de Ações Especiais. Corram que a polícia vem aí…

Um olho no padre…
…outro na ‘missa’ Com a possibilidade de sair mais candidatos (locais) que o esperado em Pinda, o mercado político observa o prefeito Isael Domingues ‘pisando em ovos’ para não rotular sua administração num preferência caseira, provavelmente para não refletir no relacionamento de seu gabinete com os deputados parceiros Marcio Alvino (federal) e André do Prado (estadual). O que muitos buscam saber é como ele (o prefeito) vai equacionar a retribuição que o estadual Afonso Lobato deu em sua campanha de 2016?!?!?

Pinda 4 x 4
Se tem uma cidade que não pode reclamar por falta de candidatos locais, é Pinda. Segundo o pessoal das esquinas, quatro nomes a federal e quatro a estadual. O tucano Rafael Goffi vai ter que jogar pesado para superar a concorrência da colega de Câmara Gislene Cardoso pilhada pelo deputado Estevam Galvão do DEM), do ex-vereador Dr. Marco Aurélio (MDB) e de Lucas Overnei do PROS; Já o lendário Vito Ardito, recentemente alinhado no PP, vai correr na mesma raia contra o Vela do PT, Tião do Leite e Fabio Duarte do PSL (incentivado pelo presidenciável Bolsonaro).

Por conta do casual
Em período de ‘fazer omeletes sem quebrar os ovos’, o vereador Maurinho Fradique que tem a presidência da Câmara de Lorena no segundo biênio – ‘em tese’ – prometida, foi flagrado tomando café da manhã esta semana com o irmão do Tão, numa padaria do Bairro da Cruz. A repercussão do encontro levou a especulação política a conjecturar: “foi casual ou intencional”? Afinal, muitos sabem que Fradique não está tendo vida fácil nos bastidores da Casa de Leis, na medida que se aproxima o dia da transição…

Anticorrupção
A conversa na esquina mais famosa da Praça Dr. Arnolfo de Azevedo desta semana, dava conta que alguns vereadores de Lorena estão pensando um projeto de resolução que proíbe o uso do Aplicativo Anti – corrupção no interior e no entorno da Câmara de Lorena. Disseram que por precaução, tem parlamentar tirando até sua foto do WhatsApp para eliminar possibilidades de constrangimento…

Analfabeto funcional
O presidente da Câmara de Guará, Marcelo Coutinho – o Celão, teve dificuldades em explicar aos vereadores Ney Carteiro e principalmente ao indouto Péssimo Pereira, os itens do regimento que determina a votação final de um projeto, na sessão da última terça-feira, quando foram aprovadas as novas diretrizes do Transporte Público. Ficou claro aos mais esclarecidos, que a dupla radical da oposição, tropeçou no analfabetismo regimental, demonstrando total despreparo.

O que muitos querem saber
Faltando 233 dias para o vereador Tão Vaguinho passar o comando financeiro da Câmara de Lorena ao já definido, vereador Maurinho Fradique, como ficará a equipe ‘oficiosa’ do ainda presidente, que atua no paralelo de seu mandato (mantido por aquele contrato de fachada) alimentando o mercado político com ataques, afrontas e difamações (leia-se a ‘bola tatuada, os obesos e o ‘pardo queimado’ que não pode voltar ao Potim)? Seria este time de ‘bons elementos’ redimensionado para a nova gestão?

Alguém para segurar…
…o ‘rojão’ Com a eminente certeza de que não mais disputará eleição para prefeito, pelo menos nos próximos 7 a 8 ou anos, Edson Nota abre negociações para sucessão em Cachoeira Paulista. De acordo com os bem informados, os candidatos deverão possuir algumas aptidões como, capacidade para ‘segurar’ broncas judiciais, ações no Ministério Público, sobreviver a inquéritos policiais, ter o dom do compartilhamento entre outros… Ah! Capacidade de administrar será importante mas não necessário, porque ele (o Nota) deverá estar na retaguarda. Pensou em alguém? Se é para piorar, pense em Breno Anaya!!!

Pente fino
Com indicação do vereador PV, a Câmara de Cruzeiro aprovou a criação de uma comissão mista para acompanhar a intervenção da Santa Casa pela Prefeitura. A ideia de levantar e acompanhar a quanto anda a parceria que tem custado valores significativos aos cofres públicos desde 2014 foi bem recebida, porém, a emenda da vereadora Maria Divina de limitar a investigação em apenas dois anos, não ‘colou’ e deixou uma dúvida: “por que apenas dois anos? Estaria a nobre Divina tentando aliviar alguns dos gestores do passado não muito distante???

Mensagem cifrada
O complô daqueles três edis que arquitetaram fazer o lobby de ‘um’ para prefeito, com o pensamento de retroagir na reta final fazendo o empresário ‘de sucesso’ vice da primeira via, arrematando a história com o mentor intelectual de primeiro ministro do futuro governo da terra, cujo símbolo oficial foi cortado, deixando os sabiás sem lugar para cantar…

Leitura Obrigatória

Deputado Vaz de Lima confere as notinhas da coluna Bastidores do Atos, durante sua passagem por Piquete, onde o Jornal sempre fez história na política
Deputado Vaz de Lima confere as notinhas da coluna Bastidores do Atos, durante sua passagem por Piquete, onde o Jornal sempre fez história na política

Em período de pré-campanha, o deputado Vaz de Lima percorreu as cidades da região na semana passada com grande diferencial: prestação de contas.

Entre muitos que visitam a região nas temporadas de ‘caça aos votos’, Vaz é um dos poucos que vem para prestar contas das inúmeras verbas destinadas às prefeituras e ações de recursos frente às entidades sociais.

Foram três dias de muitos encontros e reuniões, sempre bem acompanhado com o vereador Marcio Almeida de Guará.

 

 

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?