Bastidores da Política

Encontro define estratégia para ganhar a região

A vereadora de Silveiras Neusa Menegon, o anfitrião do encontro João Pita, o prefeito Marcus Soliva com seu vice Regis Yasumura - candidato a deputado estadual; a candidata a vice-governadora, Coronel Nikoluk, a federal Juliana Cardoso, ao lado do presidente da Câmara de Silveiras, Sidney Ferreira; no encontro que reuniu lideranças e apoiadores
A vereadora de Silveiras Neusa Menegon, o anfitrião do encontro João Pita, o prefeito Marcus Soliva com seu vice Regis Yasumura – candidato a deputado estadual; a candidata a vice-governadora, Coronel Nikoluk, a federal Juliana Cardoso, ao lado do presidente da Câmara de Silveiras, Sidney Ferreira; no encontro que reuniu lideranças e apoiadores
Um encontro ocorrido no último domingo, em Guaratinguetá, foi promissor para as equipes de campanha que apoiam os candidatos: Marcio França ao governo do Estado, Juliana Cardoso à Câmara Federal e Regis Yasumura a deputado estadual. Com participação de vários prefeitos, vereadores e líderes de várias cidades da região, todos bem recebidos pelo presidente e coordenador do PSB João Pita, o grupo foi motivado a prosseguir em diversas frentes da campanha. A Coronel Nikoluk, candidata a vice-governadora, representou candidato ao governo Márcio França no evento.
Contas aprovadas
O prefeito Fábio Marcondes recebeu com alívio do Tribunal de Contas do Estado o ofício da aprovação de suas contas referentes a 2016. A notícia chegou em boa hora pelas esquinas de Lorena, já que mesmo com as contas aprovadas e mais de 72% de aprovação de seu governo perante a opinião pública, alguns vereadores ‘kamikazes’ insistem em criticá-lo. Segundo os moderados do mercado político, estas críticas estão na realidade provocando um efeito contrário, uma vez que o trabalho de moralização, restruturação e equilíbrio financeiro da Prefeitura e todo investimento em infraestrutura, promovem sua defesa sem necessidade de palavras e justificativas.

Contra o tempo
Comenta-se no café do Ponto Chique que não é apenas o candidato João Carlos (PT) que está precisando empolgar a torcida nesta eleição, o Dr Rogério Barbosa (PR) também. Pelo que se ouviu na Praça de Guará no último sábado, se custou até aos ‘politiqueiros’ descobrirem que o ex- vice de Chico Hair está candidato a deputado federal, imaginem o povo da periferia. Faltando pouco mais de 23 dias para o povo ir às urnas, a especulação aguarda para ver o desempenho dos doutores nesta reta final. Tem gente que entre os dois, acredita que o Professor José (também candidato) deverá levar a melhor…

Esquenta o clima
O desfile de 7 de Setembro em Cruzeiro terminou em política do corpo-a-corpo. Disseram que a candidata a deputada estadual Patrícia Batistela dominou por completo a dispersão do desfile, com sua equipe de colaboradoras ao som de uma das bandas que arrasou no desfile cívico. Com a estratégica correta, enquanto os concorrentes disputavam os aplausos no entorno do palanque oficial, a Batistela foi pro abraço e não deixou escapar nem crianças de colo…

Surtado
O presidente da Câmara de Lorena, enTão do Vaguinho, demonstrou desequilíbrio mais uma vez na tribuna do Legislativo, de acordo com quem acompanhou a sessão desta segunda-feira. Disseram que ele acusou o golpe, e ao que tudo indica, não está suportando a fiscalização da Prefeitura em seu espaço de locação esportivas. Ninguém soube informar se o momento de fúria desta semana tem a ver com suas ‘falácias’ da semana passada, quando usou o pretexto foi o georreferenciamento (o mapeamento feito por drones que a Prefeitura contratou para checar a realidade das áreas construídas da cidade com o que está registrado no cadastro imobiliário da Prefeitura). Será que o drones encontraram alguma irregularidade nas propriedades dos ‘irmãos Silvas’?

Chute na trave
E por falar em sessão de Câmara de Lorena, até o vereador Elcio Vieira, ao pegar carona no surto do presidente Tão (contra o prefeito Fábio Marcondes e o secretário de Obras Marcos Anjo), chutou na trave ao se referir ao Portal da Transparência como uma ferramenta de democracia e clareza administrativa que deve ser respeitada pelo poder público. Quem ouviu a ‘bravata’ do filho do professor, gargalhou porque desde que ‘enTão’, virou o ‘ordenador de despesas’ do Legislativo, o referido Portal da Transparência, deixou de divulgar os negócios da família Silva, quer dizer, da Casa de Leis. Perguntem ao ‘Carga Pesada’, que dá uma de inválido pra comprar carros!!!

Sob nova direção
O vereador Nenê do São João, que preside a Câmara de Cachoeira Paulista, já sabe a quem deverá passar o comando administrativo no último dia deste ano. Esta semana os vereadores validaram Dimas Barbosa como o próximo presidente, e Aldeci Baianinho na vice-presidência. Breno Anaya articulou a primeira secretaria, enquanto Marisa Hummel foi designada com segunda secretária. Apesar da mudança de nomes e cargos, para os formadores de opinião da cidade as expectativas de uma Casa de Leis mais pontuada com a população não deverá ser nesta Legislatura, nem com este elenco. Perguntem ao Rui Mendonça!!!

Incerto e duvidoso
Se depender do prefeito de Canas, Lucemir do Amaral, a futura presidência da Câmara se definirá em família, já que para ter reeleição, é preciso alterar novamente o regimento da Casa. Mas com duas contas rejeitadas pelo Tribunal para serem votadas na Câmara, teve vereador o aconselhando a deixar as coisas rolarem no Legislativo. Segundo a ‘boca pequena’, Laerte Zanin está de olho na presidência, como também os vereadores Sérgio e Nando. Disseram que o irmão do prefeito, Lucimar do Amaral anda correndo por fora, e por dentro tentando dobrar os colegas na garantia do voto. Perguntem ao Dé…

Última forma
Por ordem judicial o vereador Dudu Reis voltou a compor o elenco da Câmara Municipal de Aparecida, esta semana; ele, que chegou ter seu mandato extinto através de um decreto “surpresa” do presidente Marcelo Marcondes, no final da sessão passada. Para a próxima sessão, tem gente pretendendo chegar com bastante antecedência na sede do Legislativo, com a finalidade de garantir lugar nas primeiras fileiras, só para ver a cara de X de Marcondes, autor da lambança…

Água morna
Com candidatos a deputado na Câmara de Pinda, o tom das sessões tem sido de tranquilidade, com raras exceções, como o aumento da passagem de ônibus da cidade, que rendeu um leve ‘ba-fa-fá, na sessão desta segunda-feira. Com Rafael Goffi focado em sua campanha nas redes sociais, e Gislene Cardoso na conexão com seu estadual, sobrou até espaço para o presidente Magrão sobressair nos debates. Comentaram nas principais rodas políticas da cidade que seria muito bom ao prefeito Isael Domingues que houvesse uma eleição a cada semestre…

Revoada tucana
A passagem do candidato ao governo João Dória pela região amanhã, quinta-feira, ao mesmo tempo que está tirando alguns tucanos da clausura, deverá levar outros para o aperto do itinerário. Pelo menos em três cidades a agenda da visita de Dória parece que não está coincidindo com a de alguns prefeitos, como Fábio Marcondes, de Lorena; provavelmente de Ernaldo Marcondes, de Aparecida; e Marcus Soliva, de Guará. No vale-tudo para subir nas pesquisas, Dória está contando com apoio dos candidatos a deputados com lastro na região, como Michelli Veneziani e seu exército de apoiadores e agregados.

Não convidem para a…
a mesma picanha O vereador Tão do Vaguinho e o setor de fiscalização da Prefeitura de Lorena, principalmente se o churrasco for naquele espaço onde se jogam bola…

Em Alta
Silveiras… O prefeito Guilherme Carvalho. Se a passagem do antecessor foi marcada por descaso, populismo e heranças malditas, o atual governo de Silveiras tem conseguido destaque nos últimos dois anos, com a recuperação da estrutura de atendimento básico à população. Na última semana, mais um passo, com direito à premiação em avaliação de ESF’s. Garantir boas notas na saúde de um sistema encontrado em frangalhos é como garantir que o carro, antes sem pneu, vai conseguir chegar ao destino, impensável pela falta de perícia do motorista anterior…
Em Baixa
Guaratinguetá… A pressão que conseguiu colocar fim ao contrato entre a Prefeitura e a AC Park, empresa que gerenciava o estacionamento rotativo no município até a última semana. Encabeçada pela bancada do MDB na Câmara, a campanha “zona, mas não azul” conseguiu, para boa parte dos motoristas, algo a mais do que a dispensa da empresa. Conseguiu causar um transtorno para quem sonha em estacionar com facilidade e organização no Centro da cidade, que recebe cada vez mais veículos devido ao crescimento no número de visitantes. O azul foi embora, já a zona…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?