Bastidores da Política

Ameaça velada

Paulo Vieira
Paulo Vieira

Quem diria que o vereador mais votado de Cruzeiro, que através de seus votos garantiu todas as vagas no Legislativo aos candidatos de sua coligação, enfrentaria um pedido de cassação de seu mandato na Câmara Municipal.

Ah! Para quem não sabia, na semana passada um ‘ilustre cidadão’ protocolou uma denúncia contra Paulo Vieira por um suposto envolvimento em um esquema com seguradoras em tempos remotos, quando atuava na esfera do Governo Federal.

Mercado de apostas
Há quem garanta e puxe a fila dos apostadores que o pedido contra o mandato de Paulo Vieira na Câmara de Cruzeiro não encontrará respaldo de votos no plenário que justifique uma eventual comissão processante. Aos decepcionados pela negativa do Legislativo, estão fornecendo o endereço da Justiça como forma de ‘arriscar a sorte’. Perguntem ao Charles Fernandes!!!
Vento leste
Edson Monta
Edson Monta

Comenta-se em Cachoeira Paulista que vem da cidade ao lado a nova onda de instabilidade do governo Edson Mota.

Ele, que já ganhou carona especial até à Delegacia da Polícia Federal, em Cruzeiro, na semana passada, amarga agora uma sentença de improbidade administrativa contra sua esposa Valdirene Bueno Mendes Mota, sua sucessora na Prefeitura de Silveiras.

De acordo com a juíza da 2ª Vara, ele vai ter que ressarcir aos cofres públicos cerca de R$ 354 mil por compra irregular e parcelada de pneus entre 2015 e 2017.

“Ser ou não ser? Eis a… 

Teca Gouvêa
Teca Gouvêa

…questão…” Enquanto a prefeita Teca Gouvêa segue afastada do cargo – mediante decisão da Câmara em cassar seu mandato – aguardando que a Justiça se pronuncie sobre sua eventual volta ao comando da Prefeitura de Piquete, o vice-prefeito Agnaldo Almeida – o Xeroso, se vira como pode na condução da administração.

Por mais que o clima seja de espera para ambos (Teca e Xeroso), as recentes mudanças de secretários dão margens a comentários no mercado político, que o homem do supermercado espera usufruir do cargo até 2020.

O tempo passa…
Eleição para deputado às portas e o prenúncio das municipais já ecoam pelas rodas políticas. Em Lorena já se falam em Marietta Bartelega, Sylvio Ballerini, Renato Marton e Dra. Rita Marton como eventuais candidatos à sucessão de Fábio Marcondes. Com Elcio Vieira Jr impedido de concorrer pela Lei da Ficha Limpa, nomes como Dr. Hebert, Galão Aquino, João Bosco Romeiro e, entre outros, do empresário Joaquim Pires, entram na vitrine com soma a vice.

Em ritmo de 7 de…
…outubro, o mercado político de Lorena observa as articulações e alianças dos candidatos locais pela melhor plataforma de campanha. Dois postulantes a estadual, Toto Bastos e Michelli Veneziani chamam atenção na busca por apoios e cabos eleitorais, com a missão de convencer o maior número de votos entre os 68 mil eleitores lorenenses.

Em vias paralelas
As motivações desta eleição levaram dois aliados a condição de opostos. O compromisso anteriormente assumido com seu ex-secretário Toto Bastos de ajudá-lo a garantir uma cadeira na Assembleia Legislativa por Lorena, levou o prefeito Fábio Marcondes a se distanciar do palanque eleitoral de Antônio Carlos (ex-prefeito de Caraguá), que busca eleger sua filha Michelli Veneziani, também a deputada estadual. Para patuleia, um bom motivo para conjecturas e falatórios na tentativa de inflamar ainda mais as torcidas organizadas. Muitos torcem para ambos terem sucesso!

Atacado & varejo
Após o diagnóstico que Vito Ardito perdeu a reeleição em Pinda por não agregar o varejo, agora, como postulante a deputado estadual, o ex-prefeito está atuando nos grandes nichos eleitorais, sem perder de vistas as pequenas concentrações de eleitores. Num mesmo dia, o pré-candidato discursa com a mesma riqueza de detalhes seja para meia dúzia de pessoas como para uma centena. Ah! A mesma receita que está utilizando em Pindamonhangaba, tem estendido a outras cidades do Vale, mesmo com o surto de candidatos atacando por todas as direções.

Complicação à vista

Gislene Cardoso
Gislene Cardoso

Parece que a vereadora de Pinda, Gislene Cardoso (DEM), vai ter trabalho dobrado em sua pré-disposição de candidatura à deputada federal, com uma suposta denúncia envolvendo a ‘ordenação de despesas’ em um festival junino.

Segundo a boca pequena, se persistir em ser candidata, ela corre o risco de gastar mais tempo em se justificar com os eleitores, que pedindo votos.

Perguntem ao Roberto Veloso!!!

‘Em campanha…’
Em resposta à suposta denúncia recebida pela Câmara Municipal de Pinda envolvendo o nome da vereadora Gislene Cardoso, a interessada supra citada informou à reportagem que “não pode conceder entrevista por ser pré-candidata à deputada federal”.

Perguntar não ofende
É real o papo que rola na periferia de Pinda dando conta que o líder comunitário Dito Bala pretende trabalhar pesado nesta eleição, porém contra os candidatos locais?

Rádio peão
Circula entre rodas políticas e pelos balcões que enquanto Brasília vive clima de Lava Jato, em Pinda o assunto do momento é ‘lava-chopp’! Com a palavra os organizadores da popular festa da cidade…Presente de ‘grego’

Marcus Soliva
Marcus Soliva

O prefeito Marcus Soliva decidiu devolver o ‘presente de grego’ que recebeu do governo no início de seu mandato, o transporte de estudantes da rede estadual.

Pelo convênio, o que o Estado paga à Prefeitura pelo serviço não cobre as horas extras acrescentadas nos holerites dos motoristas. Aliás, um tema polêmico que acarretou críticas à secretária municipal da Educação, Beth Sampaio, com direito a manifestações e paralisação da categoria em fevereiro deste ano.

Disseram que transportando apenas os alunos da rede municipal, zera a questão das horas extras.

O lado esquecido…

João Pita
João Pita

…de Guará Vários bairros esquecidos pelos prefeitos que antecederam Marcus Soliva agora estão na mira do organograma de obras da administração pública para pavimentação, drenagem e reconstrução do sistema de abastecimento e esgoto.

Tratam-se do Clube dos 500, Vista Alegre e Chácara Paturi, reivindicações persistentes do vereador João Pita aos antigos gestores, com a certeza do serviço realizado no inicio do próximo ano.

O fantasma da ópera
Parece que o ex-prefeito Zé Louquinho voltou a ‘assustar’ o mercado eleitoral de Aparecida com vistas a 2020. Numerólogos da política local afirmam que pelo tempo longe de mandatos por complicações na Justiça e contas rejeitadas pela Câmara, o homem estaria liberado a concorrer à próxima prefeitura.

Oferta & procura

O presidente da Câmara de Lorena, Tão, que participou do programa Atos no Rádio (Foto: Rafaela Lourenço)
Tão do Vaguinho

Imaginam no mercado político de Lorena, se o vereador Tão do Vaguinho levar a sério sua intenção de candidatura a prefeito, seus dotes administrativos já estarão conhecidos dos eleitores.

‘Acompanhem o líder’:  desrespeito total ao Portal da Transparência, perseguidor à liberdade de imprensa, ditador e adepto em decisões por decreto; como gestor é chegado em contratações com dispensa de licitações, além de outras cositas mas…

Qualquer semelhança com seu modelo de presidência junto à Câmara Municipal neste momento pode não tratar-se de mera coincidência…

Controvérsia

Quem acompanhou a última sessão da Câmara de Lorena, na quarta-feira, ainda está tentando compreender a lógica dos vereadores que utilizaram uma moção de aplauso do Tão do Vaguinho para o jornal ‘A Notícia’, de Cruzeiro, para dar sequência à perseguição ao Jornal Atos com ataques e uso de palavras chulas, impensáveis para os que esperam uma atuação respeitosa de quem ocupa o cargo de representante da população. Mas a dificuldade vai além do entendimento no vocábulo de quem vomita semanalmente na tribuna, e sim no fato de que o jornal cruzeirense, parceiro deste Atos, é impresso em nosso parque gráfico, contestado na CEI. Com a palavra o tanga ou o eucalipto…

Em Alta
Silveiras… O prefeito Guilherme Carvalho. Se entre os moradores de Silveiras há quem ainda duvide dos estragos que o ex-prefeito Edson Mota (hoje em Cachoeira) deixou na cidade, a notícia de que o município quase perdeu uma creche, por abandono do ex-mandatário, deixou as coisas mais claras. Carvalho não só desfez o estrago de Mota, como acelerou a construção da unidade para até 160 alunos.

Em Baixa
Aparecida… A Prefeitura mais uma vez atrasou a entrega das cestas básicas para os servidores. O problema já virou rotina, e o Sindicato da categoria promete cobrar a administração municipal, que garantiu que o problema foi motivado pela troca da empresa responsável pelo serviço. De certo, apenas que os funcionários do município já não tem mostrado paciência com a série de desculpas, que repetem o governo antecessor.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?