Bastidores da Política

Enquanto a carruagem…

Marcus Soliva
Marcus Soliva

…passa a oposição de Guará amplifica a critica ao prefeito Marcus Soliva, provavelmente por não abrir empregabilidade nem vantagens pessoais a ‘meia dúzia’ de viúvas do ex-prefeito Francisco Carlos e mais seis ou sete barulhentos do esquema de Argus Ranieri.

Quem observa esta briga de torcidas organizadas pelas ‘lentes’ da política, lamenta o fato de Soliva não ter um ‘time a altura para gritar gol’ mais alto pelos seus avanços positivos na condução da máquina pública.

Reviravolta

Thales Gabriel
Thales Gabriel

Parece que o aumento salarial da classe política e agentes públicos municipais aprovado pela Câmara de Cruzeiro vai dar mais trabalho ao prefeito Thales Gabriel, que o esperado.

Fontes ligadas à oposição resistente (porque a passiva está empregada na Prefeitura) dão conta que o reajuste na ordem de 2,3%, embora não signifique nenhum impacto anormal na folha de pagamento, não convence a maioria da população, porque  não sabe fazer contas.

Perguntem ao Paulo Antonio (que está ansioso por embarcar no ‘trem da alegria’)!

 Calçada da fama
Rola pelas esquinas de Cachoeira que as candidaturas a deputado (João Bosco Torrada e Domingos Geraldo), anunciadas extraoficialmente, são meras exposições de imagem para eleições de prefeito. Falam ainda que o nome do atual vice talvez não passe nem na convenção do PR, porque o prefeito Edson Mota tem compromisso assumido com a dupla de deputados Marcio Alvíno e André do Prado. Perguntem ao ‘chefe do comando paralelo’, que emprega além da família, um exército de cabos eleitorais na Prefeitura…

Leitura geral
A julgar pelo ocorrido na última sessão de Câmara, onde a maioria dos vereadores que se abastecem no ‘celeiro’ da Prefeitura direcionaram as críticas do IPTU contra Lucemir do Amaral (após terem votado favorável ao aumento), o final de governo do atual prefeito não será nada amistoso. Parece que até o ‘quarteto dos mudinhos’ (Mira, Serginho, Nando e Mauro) já estão de ‘olho gordo’ em outra direção. Perguntem ao Dé!

Cabo de guerra

Ernaldo Marcondes
Ernaldo Marcondes

Corre na boca pequena de Aparecida que o prefeito Ernaldo Marcondes está colocando em cheque o comércio de aluguéis aos feirantes flutuantes do entorno da Basílica com o projeto de modernização e organização da Feira Livre.

Pelo que se ouviu no mercado político, a medida, que por um lado atinge diretamente muitos locatários, do outro mexe no bolso de empresários, oportunistas, políticos e até vereador que vivem da exploração de espaços, se valendo da desorganização da histórica Feira dos Romeiros, pelo menos onde eles ‘dançam’.

Pelo menos estes são os comentários pelos points políticos da Capital Mariana da Fé…

Contra força não a…

Celão
Celão

…resistência Comenta-se pelos cafezinhos políticos mais renomados de Guará que dificilmente o vereador Celão escapará do assédio da liderança do PSD em ser candidato a deputado.

Com o alinhamento de João Doria (PSDB) com Gilberto Kassab (PSD) para o governo do Estado, com possibilidade de trazer Paulo Skaff para o grupo como candidato ao Senado, o que não vai faltar é apoio e aporte econômico à dupla Marco Bertaiole e Marcelo Coutinho – e Celão para surfarem no Vale e região de Mogi das Cruzes.

Pré-campanha

Toto
Toto

Quem presenciou o secretário de Cultura de Lorena Toto de Oliveria Bastos distribuindo abraços e apertos de mãos no último domingo pelos locais mais frequentados da cidade, teve a nítida impressão de que a campanha eleitoral já começou. E não é pra menos, faltando apenas 206 dias para as eleições, Toto, que busca 35 mil votos para se eleger deputado pelo PROS, está no caminho certo.

Parafraseando o cantor Milton Nascimento: “todo artista tem de ir onde o povo está”, no caso da política, onde os eleitores estão…

Por unanimidade…
…dos votos o diretório tucano de Guará decidiu na última segunda-feira cassar/excluir o suplente de vereador Evantuir Farias do partido. Disseram que os 23 membros com direito a voto, incluindo o substituto do ex-prefeito Chico Hair na votação, optaram por excluir Farias do quadro de filiados do PSDB e consequentemente, indicar Zezão como suplente em seu lugar. Na mesma noite da ‘degola’ foi expedido as devidas informações à Câmara sobre o novo suplente e a Justiça Eleitoral. Ah! Tudo isso pelo fato dele ter votado a favor de Marcus Soliva para contratação de uma OS para gerenciar o Pronto Socorro…

Por unanimidade…
…dos votos II – a Câmara de Lorena votou nesta segunda-feira, Moção de Aplausos ao ex-prefeito Dr Paulo Neme, apresentada pelo vereador Fabio Longuinho. O diferencial desta moção foi que o Dr. Paulo em pessoa compareceu na sessão para receber em mãos a honraria e posar para foto junto aos vereadores. O que se questionou no mercado político pós evento seguido da visita oficial dos parlamentares na residência de Neme na última semana, é sobre a quem foi enviado o recado…

Inconstitucional
O único projeto aprovado pela Câmara de Pinda na sessão desta semana infelizmente não alterou muito a sorte da população. O vereador Roderley Miotto aderiu ‘a febre de incoerência’ que anda atingindo parlamentares de várias cidades da região, em tentar arbitrar na iniciativa privada através de projetos com vício de inconstitucionalidade. A prova disso, segundo a especulação política, foi o propositura defendida e aprovada nesta segunda-feira, buscando reduzir a altura dos caixas eletrônicos com altura reduzida. Será que para facilitar a vida dos clientes ou dos assaltantes?!

Faltam vagas…

Isael Domingues
Isael Domingues

…sobram serviços A iniciativa do prefeito Isael Domingues em abrir o plano de demissões voluntárias na Prefeitura de Pinda deverá ser  seguida por outros prefeitos da região, como forma de equacionar o próprio atendimento à população nas mais diferentes áreas do setor público, mesmo através das dispensas.

De acordo com a classe pensante, a conta é simples: funcionários afastados por meio de licenças e sem remuneração – não tem peso na folha de pagamento, porém comprometem vagas, para quem poderia estar prestando serviços. Sem contar ‘aqueles’ que por insatisfação salarial, transferem todo seu ‘mal estar’ aos contribuintes.

Qualquer semelhança com a situação do prefeito Marcus Soliva, na Prefeitura de Guaratinguetá, não se trata de mera coincidência. Soliva chegou até baixar um decreto em fevereiro para que todos servidores afastados se apresentassem ao trabalho no início de março; posteriormente revogou até buscar nova alternativa.

Duplo sentido

Reunião entre vereadores e ex-prefeito Paulo Neme
Reunião entre vereadores e ex-prefeito Paulo Neme

E pelas voltas da política em Lorena, quem acompanhou as redes sociais no último final de semana ficou surpreso com foto posta do Dr. Paulo Neme cercado de pelo menos onze dos atuais vereadores.

Segundo a declaração de dois deles (Marinho Fradique e Fábio Longuinho), foram avaliados alguns aspectos das eleições futuras e como objetivo principal do encontro, a possibilidade de aprovação de duas contas do ex-prefeito (2011 e 2012) que deveram ser discutidas ainda este mês na Câmara Municipal.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?