Bastidores da Política

Quebra gelo
A temporada de sessões desta legislatura nem começou na Câmara de Guará e o vereador Nei Carteiro (PMDB) já deu mostra do tom das discussões. Dias atrás ele postou nas redes sociais que seu projeto inaugural será a redução da gratuidade da passagem de ônibus de 65 para 60 anos. Segundo os entendidos, uma ‘casca de banana’ para o prefeito Marcus Soliva, que por inconstitucionalidade será obrigado a vetar, caso a bancada governista não consiga barrar na votação.

Caça ao ‘tesouro’
A descoberta da caixa de papelão contendo um processo licitatório inteiro com vários volumes, enterrada num espaço da Prefeitura de Silveiras esta semana, chamou atenção das autoridades. Segundo consta, os documentos podem revelar o que a Polícia andou procurando a pedido do Ministério Público, no final de novembro do ano passado, ocasião em que houve uma devassa nos arquivos da Prefeitura. Disseram que além das queimas de documentos nos tambores encontrados, logo após foi ‘denunciado’ a possibilidade de um verdadeiro ‘cemitério’ de documentos. Ah! Uma força-tarefa já foi organizada para as escavações em busca de mais ‘evidências’…

Positivo e operante
E por falar em Silveiras, a capacidade de realizar calçamentos do ex-prefeito é tão eficaz, que esta semana chegou a informação ao Ministério Público que a 15 dias do término de sua administração – leia-se esposa, ele realizou mais uma etapa de pavimentação em um dos bairros que ultrapassou os limites da cidade. Parece que boa parte do benefício foi feito no vizinho município de Cunha.

Chumbo trocado…
Disseram na ‘padaria da rua de trás’, que o prefeito Edson Mota não pode reclamar jamais dos salários atrasados dos servidores que encontrou ao assumir a Prefeitura de Cachoeira Paulista, porque situação semelhante, ele deixou em Silveiras. Exatamente dois meses de salários atrasados, acrescidos dos encargos e apenas R$ 30 reais no caixa.

Conflito
Parece que tem contratado de primeira hora na Câmara de Lorena que não sabe o que fazer. Vozes dos corredores atribuem, com três chefes ‘mandando e desmandando’, fica difícil saber a quem obedecer…

Raio X
Em ritmo de Tão do Vaguinho ‘no comando’ da Câmara de Lorena, a publicidade sobre locação de veículos e notebooks, além da temporada de reformas na sede do Legislativo, ganhou as esquinas e cafezinhos da cidade. E as perguntas que não querem calar: o novo regimento interno ganhará duplicidade novamente? A lei de acesso a informação continuará? Haverá devolução, ou melhor, sobra do duodécimo nos finais de ano?

Patrulha da República
Ninguém da ‘nova’ administração pública de Cachoeira confirmou oficialmente, mas é voz corrente entre os bem informados da cidade a possibilidade de uma empresa especializada em saúde, de Mogi das Cruzes (‘coincidentemente’ berço do ex-deputado, porém atuante Valdemar da Costa Neto) ser contratada emergencialmente para administrar a Santa Casa local. Talvez seja por isso que o secretário da Pasta, Guilherme Marcondes, garantiu a reabertura do centro cirúrgico até o final do mês.

Faca de ‘dois gumes’
O discurso de alguns prefeitos recém-empossados na região em decretar estado de calamidade financeira, pode ser de fato para alguns deles, a oportunidade de amenizar o colapso econômico encontrado nas prefeituras em questão. Segundo a especulação política, em alguns casos, digo, cidades, uma ocasião de ‘ouro’ para se dar bem às custas do caos. Que o Ministério Público livre a população di$$o‼!

Perguntar não ofende
A quem interessa em Pindamonhangaba uma eventual ruptura entre o prefeito Isael Domingues e seu vice Ricardo Piorino? Comenta-se nas rodas políticas da cidade que a oposição tem batido tanto nesta tecla, que já virou motivo de apostas. Perguntem ao pessoal do grupo que ficou em terceiro lugar nas unas de 2 de outubro‼!

isael-pinda-secretarios-46Remédio amargo
Contrariando quem acredita que o prefeito Isael Domingues não conseguirá levar com êxito a administração pública de Pinda, a partir da redução de cargos, segundo seu primeiro projeto aprovado em regime de urgência na Câmara, quem ‘sabe fazer as contas’ afirma que ele está no caminho certo. De acordo com os economistas de sua equipe de governo, se o prefeito não ‘cortar na própria carne’, a queda de receita prevista para este ano pode ser a tragédia de sua gestão.


Participação

Obedecendo as regras estabelecidas pelo Tribunal de Contas e Ministério Público, a Prefeitura passará ter um representante na futura mesa diretora da Santa Casa de Lorena, a ser definida até o final do mês. Situação bem diferente da que vem sendo propagada por alguns oposicionistas, de que o prefeito Fábio Marcondes estaria promovendo uma intervenção no hospital.

Perguntar não ofende
Procede a informação que um membro de alto escalão do judiciário eleitoral teria prevenido informalmente ao segundo lugar nas eleições de Aparecida, a preparar o terno da posse?

Jogo de cintura e…
…seriedade Embora o prefeito eleito e empossado em Aparecida, Ernaldo Marcondes, esteja sob julgamento da Justiça Eleitoral (em todas as instâncias), seu timbre administrativo tem falado mais alto. Até o pessoal ligado a Saúde, isto inclui servidores, médicos contratados e representantes de centro de atendimento hospitalar – que um dos maiores problemas da cidade, estão otimistas com a probabilidade de acerto.

renato marton80 anos de história
O presidente do Comercial de Lorena, Renato Marton, e seu vice, Leonardo Carvalho, o Léo, estão otimistas com a celebração dos 80 anos de história e tradição que o Clube completou ontem, dia 11 de janeiro. Num balanço geral, ‘a grosso modo’, as dívidas da entidade persistem, porém os investimentos e modernidade em que passa o espaço mais valorizado da região mostram progresso e estabilidade.

Argus TanakaEm campo
Quem apostava numa ‘depressão pós urnas’ de Argus Ranieri, já mudou de opinião ao vê-lo pelas ruas de Guará, como se estivesse em campanha. Ou será que está? Comentam que o peemedebista está feito ‘arroz de festa’ pelos bairros periféricos, fazendo hora até em fila de carrinhos de lanche. Ele também está dando continuidade em suas reuniões com lideranças com o foco de acolher as ‘viúvas’ de última hora. Sob uma provável aliança com outro prefeiturável que amargou derrota na última eleição, ninguém que gravita em seu entorno confirmou, exceto Antonio José, que ao ser questionado, muda de assunto!!!

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?