Bastidores da Política

Expectativas 2020

Marietta e Carlos Lescura
Marietta e Carlos Lescura

Embora tenha declarado sua desistência em concorrer à sucessão de Fabio Marcondes em Lorena, a vice-prefeita Marietta Bartelega (MDB) ainda inspira expectativas em muitos eleitores para 2020, que enxergam em seu perfil a continuidade da administração que recuperou a estima da população e colocou a cidade na rota do desenvolvimento.

Num segundo apelo eleitoral, há quem conjectura uma aliança de Marietta com o secretário de segurança, Major Lescura, como aposta do próprio prefeito em resposta ao mercado político.

Avanços

A última sessão de Câmara de Ubatuba foi marcada pela aprovação unânime do projeto do prefeito Délcio Sato (PSD) que autoriza o Munícipio renovar por mais trinta anos o contrato com a Sabesp para a concessão dos serviços de saneamento básico. As partes estão com o contrato vencido desde 2010, dificultando investimentos de melhorias nos sistemas de tratamento de água e esgoto da cidade litorânea. A aprovação da proposta de Sato, que também cria o Fundo Municipal de Saneamento e Infraestrutura, foi recebida com suspeitas de favorecimento por parte da oposição política, que desconfia de algum favorecimento eleitoral agora e para 2020. Quem viver, verá! Inclusive o Ministério Público…

Frustração à vista

O retorno de Edson Mota (PL) ao cargo de prefeito de Cachoeira Paulista gerou indignação de boa parcela da população, com manifestações nas redes sociais na última quinta-feira. Afastado por um mês da função pela Justiça, ele é acusado de fraudar contratação num esquema que vai custar aos cofres públicos R$ 33 milhões. Revoltado com o retorno de Mota, um grupo de moradores promete protestar na próxima sessão de Câmara para exigir que os vereadores tomem alguma atitude. Disseram que para ‘alegria’ dos parlamentares – apelidados de “Guardiões de Mota” – houve uma reunião entre eles e o prefeito ‘carregada de mimos’ e promessas à gregos e troianos para acertarem o bloqueio de qualquer pedido de investigação.

Projeto Zero

Roderley Miotto
Roderley Miotto

“Murcha” e sem criatividade por parte dos vereadores, a sessão de Câmara de Pinda mais uma vez frustrou os moradores na última segunda-feira.

Novamente sem projetos relevantes, a sessão teve como ponto alto a aprovação da proposta de Roderley Miotto (PSDB), que institui no calendário municipal a “Semana Lixo Zero”.

Falaram que na sequência da sessão os parlamentares “gastaram suas energias” para aprovarem o projeto de Renato Cebola (PV) que denomina uma rua do bairro Araretama.

Descontentes com a apatia do Legislativo, alguns críticos do Mercado Municipal propuseram que os vereadores mesclem os projetos de Miotto e Cebola, batizando as segundas-feiras de “Sessão Projeto Zero”.

Bom pra cachorro…

Isael Domingues
Isael Domingues

Atendendo antiga reivindicação de organizações de proteção animal de Pinda, o prefeito Isael Domingues (PL) avançou na última semana no processo burocrático para a construção do Cepatas (Centro de Proteção e Atendimento aos Animais). O chefe do Executivo assinou a homologação do processo licitatório para a contratação da obra com custos de quase R$600 mil.

A futura unidade trará uma melhor estrutura de atendimento aos gados, cães e gatos abandonados na cidade e no distrito de Moreira César.

Além de espaços de acolhimento, o Cepatas contará com modernas salas de cirurgia, internação, maternidade, vacinação e de banho e tosa. Sentindo uma “inveja boa”, tem gestores de cidades vizinhas de olho no projeto de Isael; afinal, qual a casa que não tenha pelo menos um animal de estimação?!?!

Diferencial

Novamente demonstrando consciência ambiental, o prefeito de Lorena, Fábio Marcondes, inaugurou na última quarta-feira mais um ecoponto – este para descarte de aparelhos eletrônicos. Localizada no centro educacional Milton Ballerini, a unidade, que contará com o apoio da USP, servirá como um espaço criativo de aprendizagem com sustentabilidade por meio da reutilização de equipamentos eletrônicos captados. De forma gratuita, o Eco Makerspace oferecerá também a população oficinas de automação, educação ambiental, eletrônica, mecânica e até robótica.

Cardápio vazio

Nos últimos meses, as rodas políticas de Piquete vêm sendo ‘tomadas’ pelo sentimento de preocupação com a falta de nomes fortes para a disputa eleitoral em 2020. Os cientistas políticos, que se concentram na Praça da Bandeira, não escondem a insatisfação com as opções de pré-candidatos até o momento. Parece que nomes como de Xeroso (MDB) e dos vereadores Rominho Eventos (PC do B) e Santana (PSD) não estão empolgando os eleitores. Caso o cenário não mude, o processo seletivo deverá ser pelo “menos pior”.

Com que roupa eu vou?

Ao contrário do que se ouve pelas esquinas de Guará, os remanescentes do PSDB estão motivados em disputar a próxima eleição. Mesmo com o ex-prefeito Francisco Carlos aparentemente incluso no rol dos notáveis da Ficha Suja, nomes tradicionais do partido como Marcelo Meirelles, Edson Riccomi, Zezão, Pazzini e mais ‘meia dúzia’ de tucanos fazem as contas para ver se completam a chapa para vereador, e se sobra algum que reúna expectativas de votos pra puxar o cordão numa eventual majoritária, ainda que seja como vice. Isso se não precisarem de última hora, correr atrás de uma nova sigla, caso o comando do PSDB local mude de mão.

Jogando com o tempo

Embora a remota possibilidade do ex-prefeito Junior Filippo desistir da disputa eleitoral do ano que vem,tenha corrido nos ouvidos dos sensacionalistas políticos de Guará, os mais cautelosos não arriscam apostas nessa possibilidade. Conhecedores das habilidades políticas do Coronelzinho, jogam com o palpite de que se de fato ele ‘pisou no freio’, poderá ser uma estratégia para chegar no período das convenções sem atropelos e com a ‘fatura baixa’. Perguntem ao Zé Maria!!!

Rota conhecida

Comenta-se pelas esquinas de Moreira César que o vereador Magrão, a despeito de todas as críticas que vem sofrendo (as vezes normal para quem está em ascensão), está tentando pegar a rota que levou Isael Domingues ao comando de Pindamonhangaba: de vereador a vice, de vice a prefeito. Lembraram que para o sucesso deste plano, Magrão terá que combinar primeiramente com os eleitores e também com as lideranças que cercam o eventual prefeiturável. Perguntem ao Ricardo Piorino!!!

Cada um por si e…

…os eleitores para todos A julgar pelos discursos enfadonhos e escrachados do ainda vereador Elcio Vieira, seus incautos da Câmara de Lorena já sacaram que próximo a ele nenhum deles sobreviverá nas urnas do ano que vem. Garantem os entendidos que em ano eleitoral, ‘parceiros’ e ‘aliados’ tornam-se concorrentes na corrida pelos votos. Nesta semana, por conta do resultado das votações em plenário, o ‘possuído’ postou até vídeo nas redes sociais citando nomes dos ‘reféns’, numa tentativa de mostrar a consistência de um grupo que a princípio desfalece ou ‘está por um fio’.

Diga-me com que tu andas

O vereador Danilo Luiz surpreendeu os eleitores de Cachoeira Paulista esta semana ao protocolar a renúncia de seu mandato na Câmara. Longe de ser interpretado como um ato de covardia, a população entendeu que ainda existem políticos na cidade com capacidade de se indignar com a conduta equivocada de um Legislativo, que por força da maioria, caminha na subserviência de uma administração sem compromisso com a honestidade.

Perguntar não ofende

Procede que na Câmara de Cruzeiro o novo estilo de atendimento tem sido completo, que pode render até agressões físicas dependendo da necessidade?

E por falar em…

…Câmara de Cruzeiro, comenta-se nas rodas políticas do pedaço que para disputar a indicação a vice de Thales Gabriel na reeleição, o presidente Mário Notharangelli determinou economia total no Legislativo. A meta é economizar e devolver o máximo do duodécimo aos cofres da Prefeitura. Disseram que as medidas atingiram até o setor do cafezinho, com redução no tamanho do pãozinho e da xícara. Quem chegar primeiro toma café, caso contrário, só água.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?