Bastidores da Política

Política & Gestão

O engenheiro Luiz Fernando, Eder Billota, o prefeito em exercício de Guará Regis Yasumura, vereador João Pita e gestor administrativo Miguel Sampaio
O engenheiro Luiz Fernando, Eder Billota, o prefeito em exercício de Guará Regis Yasumura, vereador João Pita e gestor administrativo Miguel Sampaio


Um encontro que tratou de gestão pública – com troca de experiências, governabilidade, reeleição e modelo de trabalho – no eixo Guará-Lorena, marcou o encontro da última sexta-feira na Redação do Jornal Atos.

Uma sequência de novos investimentos que estão chegando à região deverá exigir dos próximos governantes uma estratégia especial para garantir o desenvolvimento.

Veneno na panela

Comenta-se pelas rodas políticas de Guará, dois ferrenhos opositores ao atual governo têm atendido diversas pessoas da periferia, empresários e investidores por ‘mãos alheias’ infiltradas na administração pública.

Ou seja, comissionados e efetivos ligados a mandatários anteriores têm ‘envenenado’ a saúde eleitoral do prefeito Marcus Soliva junto à população, atendendo à revelia os interesses, digo, eleitores por indicação de ‘terceiros’.

Pega na mentira

Thales Gabriel
Thales Gabriel

Nada como uma boa mentira pra zoar o plantão de quem trabalha e busca fazer a diferença. Esta semana o prefeito Thales Gabriel precisou recorrer as redes sociais para desmentir uma suposta ‘venda’ da ‘galinha dos ovos de ouro’, quer dizer, o SAAE de Cruzeiro.

De acordo com os bem informados, a fake news foi contada por algum dos profissionais no assunto, ao ponto de ‘agitar’ o mercado político e levar o Executivo a se manifestar.

Presença feminina
A julgar pelos comentários nas mais diferentes rodas políticas de Lorena, pelo menos duas candidaturas majoritárias deverão ser encabeçadas por mulheres. A vice, Marietta Bartelega, que já compartilha vários trabalhos na administração do prefeito Fábio Marcondes e a doutora Rita Marton, que está de conversa afinada com um grupo de médicos, empresários e articuladores para 2020.

Novidade imobiliária
Comercializar de terceiros, comprar ou vender imóveis são modalidades comuns no mercado imobiliário; porém comprar seu próprio imóvel e vender para si mesmo, só em Cachoeira Paulista. Pelo menos esse é o comentário sobre a venda de fachada de um mega apartamento no litoral para esquentar a compra de sua própria mansão naquele condomínio da terra do Monsenhor…

Samba enredo
A ‘pincelada política’ do bloco do Magui sugerindo a formação de um bloco – a partir do prefeito e seu primeiro e segundo escalão –  para o Carnaval deste ano, movimentou as redes sociais de Pinda esta semana. Na contramão desta ‘paródia’, um dos apoiadores da administração Isael Domingues sugeriu também a formação de outro bloco, com os dispersos da oposição e viúvas dos governos passados, já que a política local pode virar ‘samba enredo’ e a avenida do Carnaval é bem espaçosa. Perguntem ao Vela do Sindicato, que está sendo cotado para ‘Bonecão de Olinda’!!!

Não convidem para…
…a mesma picanha o ainda vereador Max do Casemiro e o ex-vereador Guilherme Danzi, principalmente se o churrasqueiro for o Breno Arraya e o assunto for o conteúdo da ‘caixa preta’ da administração Edison Mota.Codinomes
Parece que não é apenas a construtora Odebrecht que adotou codinomes para denominar os políticos que transitaram pelas suas dependências. O pessoal dos corredores da Prefeitura de Lorena focaram nos vereadores que circulam pela municipalidade com suas identificações: Pidão (pede mais que mãe solteira), Sapatinho (desfila em todas as cores partidárias), Surfista (só vai na onda), Falset (acredita em sua própria mentira), Me Engana Que Eu Gosto (ele finge que é, e o home finge que acredita), Garganta Profunda (nada enche, nada satisfaz), Tropeço (estático na ida e na volta), Tonho da Lua (só falta babar), Avestruz (esconde a cabeça na mentira, mas o rabo sempre aparece) e tem mais…

Habemus ‘papa’???
o vereador Marcus Soliva buscou no cartório o histórico da área
Marcus Soliva

Tem gente em Guará ou com interesses na cidade torcendo para o final das férias do prefeito Marcus Soliva. Motivo: assuntos sérios que não se resolvem com selfies, apertos de mãos e tapinhas nas costas. Por mais que o vice, Regis Yasumura, tenha se esforçado em cumprir o expediente, há situações em que a conta só fecha com o chefe. É como ir a Roma e ser atendido pelo cardeal ao invés do Papa…

Social do futuro

Isael Domingues, que rebateu as acusações feitas sobre saúde pública (Foto: Reprodução)
Isael Domingues

Mesmo em férias, o prefeito Isael Domingues acertou mais uma vez no social. Mais 22 estudantes da cidade terão acesso ao ensino superior através de bolsas de estudos (destinados a moradores de baixa renda) nas áreas de licenciatura, tecnologia e bacharelado.

A notícia movimentou a periferia de Pinda, já que os interessados devem se inscrever no setor de protocolo da Prefeitura nos próximos dias 7 e 8.

Posterior a isso, todos acompanhando o Jornal Tribuna do Norte onde será divulgado o resultado, provavelmente no dia 13 de fevereiro. Por mais que a oposição tente achar um ponto crítico, os benefícios superam a especulação.

Efeito Reverso…
Se enganou quem pensou que a prefeita de Piquete, Teca Gouvêa “tiraria o pé” do trabalho após ter o seu carro incendiado em um atentado na última quarta-feira. Corre pelos corredores da Prefeitura que o crime deixou Teca com ainda mais “sede” em realizar projetos que fechem com chave de ouro seu segundo mandato.
‘Onde mora o perigo’
Teca Gouvêa, que acredita em perseguição política em denúncia (Foto: Leandro Oliveira)
Teca Gouvêa

Comenta-se entre os cientistas políticos da Praça da Bandeira, que o atentado e as ameaças de morte contra a prefeita Teca Gouvêa demonstram que sua atuação frente à Prefeitura tem incomodado muitos adeptos da “Velha Política”, que temem que seu indicado para sucessão poderá receber a maioria dos votos de Piquete.

Para muitos moradores, ao invés de se preocupar com o futuro da cidade, o mandante do atentado deveria temer o próprio destino, já que a Polícia Civil está mobilizada para identificá-lo.

Em time que está…
…ganhando não se mexe A decisão do prefeito Isael Domingues em renovar por um ano o contrato do transporte público com a empresa de ônibus Viva Pinda foi vista por especialistas no assunto como prudente e oportuna. Para os conhecedores do ramo, a atitude do Executivo buscou não desmontar uma fórmula que tem dado certo há mais de uma década. Eles também apontaram como ponto positivo a cláusula do contrato que garante a possibilidade do município rescindir com a empresa, assim que concluir o processo de elaboração do processo licitatório para nova concessão do serviço. Apesar da oposição tentar “pegar carona” no tema para criticar, seus argumentos acabam na contramão dos estudiosos do setores de transporte e mobilidade urbana.

PT saudações
O que de fato aconteceu para separar a dupla – aparentemente inseparável – Patrícia Batistela e Paulo Vieira, ninguém em Cruzeiro sabe dizer. A única certeza é que mesmo afastada da direção da FACIC, Patrícia continua bem próxima da política cruzeirense (quem sabe numa parceria com o vice Dr. Davi), e Paulo Vieira, apesar de vereador, ter seu prazo de validade com a vida pública expirando em dezembro de 2020, devido sua inelegibilidade.

Mensagem cifrada
No próximo dia 30 a 2ª Instância da Justiça poderá livrar Lorena do Câncer da política…
Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?