Comunicação assertiva – Trocando Ideias

Alvaro Possato

Muitas vezes nos vemos parados em uma determinada situação onde não conseguimos trocar ideia com as pessoas e com isso o diálogo não flui e muitas vezes não conseguimos ser bem interpretados. As técnicas para trocar ideias auxiliam a começar uma conversação em situações de confronto. Vamos detalhar duas delas, “salientar uma discrepância” e “salientar uma consequência”.
Uma delas é salientar uma discrepância, nessa é possível neutralizar o confronto quando a pessoa não cumpriu o combinado ou no caso em que o comportamento do outro deixa a desejar e quando o comportamento da pessoa fere as normas.
Vamos analisar o seguinte caso:
João tem tido muitos atrasos e Silvia decide cobrá-lo:
— “João, observei que você tem chegado atrasado, por quê?”.
A linguagem é direta e clara; não há acusação; há uma predisposição a ouvir o outro; há um respeito ao outro.
Uma outra forma é salientando uma consequência, através dessa é possível dizer ao interlocutor o que acontecerá se a situação continuar. Por exemplo:
João tem tido muitos atrasos e Silvia decide cobrá-lo.
— “João, notei que continua atrasado. Nossa conversa não surtiu efeito. Pode me explicar por quê?”.
— “Bem, desculpe. Tenho problemas com o ônibus.”.
— “João, sua responsabilidade é chegar no horário. Precisa chegar no horário, por favor”.
— “Bem tentarei fazer o que puder”.
— “João, você já me falou isso. Preciso que você se comprometa a chegar no horário. Se você não chegar no horário todos os dias da próxima semana, terei que tomar medidas disciplinares. Prefiro não fazer isso. Você virá no horário, correto?”.
Essa técnica precisa ser aplicada com cuidado para não ter o caráter de ameaça. A expressão facial deve ser serena, a voz neutra e referir-se a uma melhor opção.

*Alvaro Búbola Possato, bacharel em Comunicação Social, MBA em Administração e Marketing especialista em Educação para o Ensino Profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>