Bastidores da Política

Os  quatro cavaleiros… Bastidores 4 cavaleiros…do Apocalipse – Parece que se tornou consenso nas principais rodas políticas de Lorena, que até o momento, apenas quatro nomes se destacam num eventual cenário eleitoral para decidir a futura Prefeitura da cidade: Marietta Bartelega, Silvio Ballerini, Renato Marton e João Bosco Romeiro. Segundo os mais céticos, o que passar destes é mera especulação. Salvo alguma revelação extraordinária tipo um ‘efeito Dória’!
Palavra cassada

Moura Brasil, foto de 2008
Moura Brasil, foto de 2008

O segundo semestre do Legislativo de Guará começou quente na última segunda-feira, com a mesa diretora da Câmara tendo que se posicionar no sentido de quem manda no plenário, principalmente no que diz respeito à Tribuna Livre.

A franquia do espaço ao ex-vereador Moura Brasil para falar sobre Plano Municipal de Educação, teve que ser interrompida na metade do tempo previsto, porque em dez minutos de escracho em cima do prefeito, vice, secretários e vereadores, não foram suficientes para o ‘imaculado’ entrar no assunto agendado. Coube a mesa diretora decidir por cassar a palavra do ‘falastrão’, o que o presidente determinou de pronto.

Alguém responde
Tem eleitores, quer dizer, moradores de Canas perguntando pelas esquinas, já que oficialmente ninguém fala, detalhes sobre o sorteio das novas casas populares que está para acontecer em breve na cidade. Eles buscam saber além das informações sobre o local das inscrições e documentos necessários divulgados nas redes sociais, se existe jogo de ‘cartas marcadas’, e principalmente a data do sorteio. De acordo com a turma da padaria, há suspeitas de vereadores trabalhando em lista secreta de nomes, para favorecimento eleitoral.
O sobe e desce das contas
A temperatura política de Lorena foi ao máximo esta semana com as atenções voltadas aos vereadores, que na sessão desta segunda-feira deverão discutir as contas de 2013 do prefeito Fábio Marcondes. Entre boatos e fatos, representantes da oposição sinalizando possibilidades de entendimento com governistas para não travar a boa fase da administração. Em meio ao ‘sobe e desce’ das intenções de votos, o secretário de administração Luiz Fernando, com um ‘tom conciliador, seguindo de reunião em reunião (hora com a oposição, hora com a base) buscando unir os opostos na aprovação das contas. Há quem aposte no bom senso até entre os mais radicais do legislativo.
‘Acordo & acordão’

Tão do Vaguinho
Tão do Vaguinho

O recesso parlamentar de Lorena terminou antes do previsto. Nesta sexta-feira, pareceu oportuno ao presidente Waldemilson da Silva, o Tão, convocar uma extraordinária para acertar alguns procedimentos internos do Legislativo. Em um dos  projeto de resolução aprovado por unanimidade, tornou-se possível a eleição antecipada para presidente.

Em um outro, deu o que os governistas esperavam: a responsabilidade pela contratação de assessores, no limite de três por gabinete, passa ser de responsabilidade de cada vereador e não mais da presidência. Com isso o presidente Tão igualou a quantidade de comissionados por parlamentares colocando um ‘ponto final’ numa discórdia entre situação e oposição. Qualquer semelhança com um eventual ‘acordão’, pode ser mera coincidência…

Palanque eleitoral
Os ajustes às novas medidas dos imóveis de Pindamonhangaba, refletidas no IPTU deste ano como tributo complementar, assustou ‘gregos e troianos’ na cidade, acionando a ‘liga da justiça’ da Câmara Municipal. Entre as discussões sobre o cabível e o incabível, a oposição encontrou a oportunidade perfeita para montar mais um palanque eleitoral contra o prefeito Isael Domingues.
Quem bate mais?
Com o IPTU de Pinda nas ‘alturas’ (após o acréscimo do valor complementar) a disputa entre Roderley Miotto e Rafael Goffi sobre quem ‘bate mais’ no prefeito tornou-se explicita. Para superar o discurso de Miotto na Câmara, Goffi encontrou o campinho do Ministério Público para potencializar sua atuação, junto com Renato Cebola e Ronaldo Pipas. Agora, a especulação avalia para saber entre os divididos do ‘PSDB’ qual dos dois bate mais na administração. Disseram que independente de quem levou a ‘faca financeira’, muitos já tem o prefeito Isael Domingues como vítima dos ‘ilusionistas’ políticos!
Não convidem para…
…a mesma picanha os vereadores de Cachoeira Paulista, Carlinhos da Saúde e Max do Casemiro, ainda que o churrasqueiro seja o próprio Edson Mota. Parece que a ‘carne torrou’ após um ter desmentido o outro na tribuna da Câmara, sobre a quantidade de terapeutas atuando na rede municipal de saúde. Segundo a crítica local, até na disputa de quem ‘puxa mais o sa…’ do prefeito entre os vereadores, tem dado confusão!
Prestação de contas
Parece que vai demorar um tempo para o prefeito Edson Mota se acostumar que na vida pública se presta conta de tudo. A sociedade de Cachoeira Paulista está querendo saber sobre a prestação de contas do baile beneficente que seu gabinete promoveu dias atrás em prol da Santa Casa local. De acordo com aristocracia cachoeirense, ele não justificou o valor arrecadado na bilheteria, quanto se levantou com a venda das bebidas e ainda, como vai dar entrada no caixa da Prefeitura. Calcularam na Padaria da rua de trás, que pela lotação do Literário, a baile não rendeu menos que R$ 20 mil…
Vereador honorário

João Pita
João Pita

Moradores do Clube dos 500 prometem homenagear o vereador João Pita, em reconhecimento a uma benfeitoria inédita conquistada para o bairro. Após passar o período de 30 anos reivindicando melhorias para o Clube e, sem retorno do poder público de Guará, bastou seis meses de administração Marcus Soliva para o Pita ser atendido e o bairro enfim caminhar para regularização. Surpresa para muitos, o fato do bairro ser ainda ‘clandestino’ e decepção com os três últimos prefeitos por procrastinar o desafio de regularizar o residencial.

CAB ou não CAB?
Se a divulgação parcial da auditoria realizada pelo Instituo Getúlio Vargas, no contrato da CAB – permissionária do Saeg para cuidar do esgoto de Guaratinguetá – deixou muitas personalidade que passaram pela gestão da Autarquia com ‘a pulga atrás da orelha’, imagine quando se tornar público todos os detalhes do relatório? Esta semana, Miguel Sampaio deu a entender em várias entrevistas que a CAB não foi a grande vilã do caos financeiro do Saeg, como muitos atribuíram até então. Apesar do apelo da classe política para romper com a Companhia, o próprio relatório do Getulio Vargas aconselha sua permanência no setor para seguir a meta de 100% do esgoto tratado até 2020.
Remédio amargo

Isael Domingues
Isael Domingues

Seguindo seu primeiro ano de governo com ‘orçamento alheio’ e dificuldades que o processo de transição não revelou, o prefeito de Pinda, Isael Domingues, busca fazer das dificuldades do primeiro semestre um ‘remédio amargo’ para vencer os desafios vindouros. De acordo com os moderados da cidade, problemas pontuais na saúde, falta de certidões, dificuldade de repasse de recursos às entidade e endividamento subliminar da máquina pública, tem levado Isael a tomar uma série de medidas aparentemente contraditórias neste primeiro momento, para acertar o ‘passo’ neste futuro bem próximo.

O perigo mora em casa
Após a tentativa frustrada de conquistar a prefeitura de Cruzeiro na eleição passada, o agora diretor de municipal, Diego Miranda, conseguiu bons dividendos com a reestruturação do turismo municipal, ‘nas barbas do prefeito Thales Gabriel, que necessariamente faz o discurso discreto de reeleição. Comenta-se pelos cafezinhos do centro, em especial na Padaria Caravela, que o ‘ciúmes’ está no ar…Em Baixa

O presente da Câmara de Cachoeira, Breno Anaya, que tem deixado uma pulga atrás da orelha de seus muitos eleitores, após entrar em polêmicas desnecessárias para salvar a turma de Mota. O que a rua quer saber é: será que ele realmente acredita de olhos fechados no messiânico ex-prefeito de Silveiras, que promete não repetir o estrago deixado na pequena cidade do Vale Histórico? Será que vai mesmo decidir arriscar sua sorte política em troca do apadrinhamento para o futuro?

Em Alta
O prefeito de Cruzeiro, Thales Gabriel Fonseca, que tem feito do seu tempo na Prefeitura um período de batalhas complicadas para recuperar a economia da cidade, uma das mais castigadas da região, após a “Era Ana Karin”. Na semana anterior, ele foi destaque pela busca de acordos por parcelamentos juntos a credores de peso, como o Governo Federal. Desta vez, o anúncio ficou por conta da retomada de obras da nova planta da Quality Steel e a expectativa da geração de empregos no município.

Compartilhar é se importar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

× Como posso te ajudar?